SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um apagão registrado por volta das 8h30 desta terça-feira (15) em diversos estados do Brasil afeta o transporte público sobre trilhos em São Paulo.
A circulação dos trens da linha 4-amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações.
O problema afetou toda a linha 4-amarela. Desde as 9h, a circulação ficou interrompida entre as estações Luz e Paulista. O sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foi acionado para atender esse trecho.
Os passageiros, segundo a concessionária, foram orientados por avisos sonoros e por agentes de atendimento e segurança nos trens e estações. Técnicos da ViaQuatro atuaram para normalizar a operação.
A Linha 15-prata do monotrilho, operada pelo Metrô, também foi afetada pela falha de energia. Os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão de falha causada no sistema de portas de plataforma na estação Vila Prudente.
As duas linhas entraram em processo de normalização das operações por volta das 9h30.
O apagão também afetou os semáforos. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou falta de energia em alguns desses equipamentos entre 8h30 e 9h24. A partir desse horário, segundo a companhia, todos os equipamentos afetados já haviam sido restabelecidos.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress