Apagões em São Paulo no sábado e nesta segunda foram causados por pipas, dizem companhias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dois apagões que atingiram a cidade de São Paulo e Guarulhos no sábado (31) e na manhã desta segunda-feira (2) foram causadas por pipas que atingiram a rede elétrica, de acordo com a Eletrobras e a Enel.

No sábado, 942 mil pessoas ficaram às escuras. O total de clientes prejudicados nesta segunda não foi divulgado.

Na manhã desta segunda, às 6h43, moradores dos bairros Cidade Tiradentes, Lageado, Guaianazes, Vila Princesa Isabel e Vila Paulista, na zona leste, tiveram o fornecimento de energia interrompido por quase duas horas.

Segundo a Enel (concessionária que atende a capital paulista), o desligamento foi provocado por uma rabiola de pipa que atingiu a rede elétrica. “A distribuidora realizou manobras remotas na rede e restabeleceu a energia gradativamente para os clientes impactados até a plena normalização às 8h12”, afirmou. A empresa não divulgou quantas pessoas foram afetadas.

Em outra ocorrência de falha, diversos bairros de São Paulo e de Guarulhos, na região metropolitana, tiveram interrupção de energia elétrica na noite de sábado. Houve registros de falta de luz em vários pontos da região central, incluindo alguns quarteirões da avenida Paulista, ponto turístico da capital, e também no bairro da Liberdade.

A Eletrobras (uma empresa estatal) afirmou que o apagão de sábado foi causado por um curto-circuito provocado por uma pipa.

Ao se enroscar na rede, a pipa, causou o desligamento da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. A causa do problema foi confirmada na tarde desta segunda-feira (2).

Às 17h30, de acordo com a companhia, o corpo de uma pipa atingiu o primeiro barramento da subestação. “O curto-circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção que impedem danos maiores aos equipamentos e desligam o primeiro barramento”, afirmou.

“Doze segundos depois, uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito nesse último. O acionamento de equipamentos de proteção ocorre novamente conforme previsto e leva ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos”, afirmou a empresa.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirmou que a ocorrência será objeto de um RAP (Relatório de Análise de Perturbação), que tem prazo de 40 dias úteis para ser concluído.

A interrupção de carga afetou 18 bairros das regiões leste, norte e central da capital paulista e seis bairros da região central de Guarulhos.

O apagão teve início às 17h31 e durou quase 2h30. “Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, afirma o órgão.

A Eletrobras afirmou que a subestação Guarulhos foi inteiramente religada na noite de sábado e que opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional.

Em São Paulo, as regiões afetadas, segundo a Enel Distribuição SP, foram Monte Santo, Buenos Aires, Penha, Ermelino Matarazzo, Catumbi, Tuiuti, Mooca, Hipódromo, Itaquera, Jaçanã, Vila Medeiros, Mandaqui, Tucuruvi, Novo Mundo, Vila Guilherme, São Joaquim, Cambuci e Monumento. Totalizando cerca de 650 mil clientes, de acordo com a Enel.

Em Guarulhos, segundo a EDP, que opera na região, pouco mais de 292 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Houve interrupção de carga em Vila Galvão, Gopoúva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS