RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aplicativo para cegos descreve pontos turísticos de Bauru em áudio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Novo aplicativo para cegos descreve pontos turísticos de Bauru (SP) em áudio. Batizado de Siga, o projeto foi lançado no final de outubro pelo Biblioteca Falada, laboratório de mídia e acessibilidade da Unesp.

Disponível para iOS, Android e web, o app gratuito fornece gravações que explicam como são prédios, parques e ruas da cidade por meio de audiodescrição -técnica de tradução visual usada em filmes, mostras de arte e museus.

O projeto nasceu de uma parceria entre o Biblioteca Falada, que é liderado pela professora da pós-graduação em mídia e tecnologia da Unesp Suely Maciel, e o Lar Escola Santa Luzia, dedicada a pessoas com deficiência visual.

Em reuniões, alunos da instituição especializada pediram à professora que fossem feitas descrições de um dos principais centros comerciais de Bauru, a rua Batista de Carvalho.

A partir da sugestão, Maciel viu a possibilidade de um trabalho mais amplo e duradouro: descrever os espaços importantes da cidade em uma plataforma online acessível.

“A audiodescrição permite às pessoas cegas conhecerem características arquitetônicas dos locais, as dimensões, o estilo dos espaços abertos e das edificações”, explica Maciel, que coordena o Biblioteca Falada há dez anos.

No Siga, o usuário escolhe navegar por tópicos, que incluem comércio, lazer, esporte, praças e prédios públicos, ou pelo mapa interativo.

Ao clicar no parque Horto Florestal, por exemplo, o app fornece dois áudios. No primeiro, traz informações gerais sobre o espaço, como tamanho e atividades realizadas. Já no segundo, descreve elementos visuais.

Cada arquivo está conectado a um sistema de geolocalização que permite ao usuário se orientar pelos lugares de interesse.

Antes de serem publicadas, as gravações são revisadas por pessoas cegas para avaliar a qualidade da descrição. Também é a própria comunidade com deficiência que sugere os locais que são narrados no projeto.

“O app não só possibilita que pessoas com deficiência visual conheçam a própria cidade, mas também quem mora fora de Bauru”, afirma a professora, que vê no projeto uma oportunidade de oferecer mais autonomia ao grupo.

O Siga, na versão web, pode ser encontrado em https://siga-web.unesp.br/#/.

MATHEUS FERREIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS