SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Roseana Murray, 73, atacada por três cachorros da raça pit bull no dia 5 de abril, vai ter alta nesta quinta-feira (18). A informação foi confirmada ao UOL por Gustavo Murray, filho da escritora.
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do RJ e aguarda. O texto será atualizado quando houver retorno.
Roseana contou que os três cachorros estavam na rua. “Pensei que eles deixariam eu passar. Porém, quando passei, eles me atacaram ao mesmo tempo. Eles me derrubaram e foi muito rápido. Fiquei gritando por socorro, mas não passava ninguém”, disse a escritora ao “Fantástico” (Globo).
O ultramaratonista Eduardo Neves foi o responsável por salvar Roseana. “Eu estava indo para a academia, eram 6 horas. A pessoa que me salvou era um rapaz, que corria na praia.”
Ela teve graves ferimentos e o braço amputado. Murray foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. A unidade confirmou a Splash que Murray teve o braço direito amputado, o esquerdo precisou ser reconstituído e a escritora também perdeu uma das orelhas.
Murray teria sido atacada por animais de um vizinho. O caso foi registrado na 124ª DP, em Saquarema, e segue investigado pelas autoridades.
Roseana quer voltar a produzir textos após episódio. “Vou escrever os meus poemas com a mão esquerda. A vida vai continuar, eu não morri”, concluiu. Ao “Fantástico”, o cirurgião Tarcísio Encinas destacou a evolução da escritora durante o processo de recuperação.
QUEM É ROSEANA MURRAY
Roseana Murray é formada em literatura francesa pela Aliança Francesa. Ela iniciou sua carreira na década de 1980, quando começou a escrever poesias para crianças.
A escritora tem cerca de cem livros publicados e recebeu diversos prêmios. Entre eles: Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Roseana é casada com o jornalista espanhol Juan Arias Martínez, de 91 anos.
Redação / Folhapress