SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após apresentarem instabilidade no aplicativo e no site desde a manhã desta segunda-feira (7) o Itaú começou a restabelecer seus sistemas. O banco informou, às 17h50, que o funcionamento do aplicativo para pessoas físicas havia voltado ao normal. “Outros apps e canais estarão totalmente disponíveis até 19h. O banco pede desculpas pelo inconveniente.”
Tanto aplicativo quanto internet banking voltam a funcionar gradualmente, assim como o Pix. A reportagem fez um Pix pelo aplicativo no final da tarde e a operação foi concluída, após várias tentativas frustradas ao longo do dia.
Uma nova mensagem foi vista pela reportagem no app às 17h45: “Atenção. Estamos voltando! Nosso app está restabelecendo gradualmente. Pedimos desculpas pelo inconveniente”.
De acordo com o banco, houve um problema nos sistemas da instituição.
O site Downdetector, que recebe reclamações de usuários quase em tempo real, começou a registrar um aumento de reclamações a partir das 8h20. O pico foi atingido às 9h19, com 4.090 queixas contra o Itaú. No final da tarde, às 17h36, cerca de 389 reclamações foram registradas pelo site.
SISTEMAS DO ITAÚ APRESENTARAM INSTABILIDADE DE ORIGEM INTERNA
Mais cedo, o Itaú informou que a instabilidade é de origem interna em seus sistemas. O banco havia ressaltado que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros.
Às 16h15 da tarde, o aplicativo do banco continuava inacessível e recomendava que os clientes buscassem caixas eletrônicos para fazer as transações. “Agências funcionarão até 17h para apoiá-lo”, informava a mensagem no app.
Cerca de 30 minutos depois, a reportagem conseguiu logar no aplicativo da instituição. Após entrar, o app apresentou a seguinte mensagem: “Atenção. Estamos com instabilidade no Pix. Por favor, não refaça a operação e aguarde, em breve será normalizado”. O internet banking permaneceu com problemas.
A pane também atingiu atendimentos na boca do caixa em agência da rua das Palmeiras, na região central da capital paulista, visitada pela reportagem no início da tarde. O local tinha fila nos caixas eletrônicos. Funcionários ouvidos pela reportagem afirmaram que tiveram problemas para bater o ponto pela manhã.
Em outra agência, na avenida Paulista, cerca de dez pessoas aguardavam atendimento. Nos caixas eletrônicos, clientes eram atendidos mais rapidamente, segundo visita feita pela reportagem. Serviços funcionavam normalmente, mas um dos dois totens que gera senhas estava com instabilidade.
Outra unidade, também na Paulista, tinha pouco movimento, mas bastante lentidão nos serviços nas mesas de atendimento e na boca do caixa. Pela manhã, a agência registrou fila com cerca de 15 pessoas, o que se somou à alta demanda pelo quinto dia útil.
Funcionários relataram atraso de 30 minutos para que o sistema começasse a funcionar no começo do expediente. O site interno demorava para carregar páginas e processar operações, além de mostrar uma marca d’água incomum.
BANCO DIZ QUE NÃO HOUVE ATAQUE EXTERNO E QUE DADOS ESTÃO SEGUROS
Em nota, o banco informou que houve instabilidade de origem interna em seus sistemas, ressaltou que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros.
“O Itaú pede desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que os sistemas estão sendo restabelecidos gradualmente”, diz a nota.
O banco enviou mensagens aos clientes, na qual pede desculpas e diz que os sistemas estão sendo restabelecidos gradualmente. A instituição também informou, no Twitter, que está trabalhando para que o site e o aplicativo voltem a funcionar.
“Estamos com instabilidade em nossos sistemas nesta segunda-feira (7). Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”, informou o Itaú, em nota à reportagem.
Após acessar o site, o cliente era informado que “ocorreu um erro em sua solicitação” ou que “a página não está funcionando”.
Mais cedo, o correntista que tentava acessar o aplicativo era comunicado que seria preciso voltar posteriormente para realizar a operação: “Ops! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”, era a mensagem direcionada ao usuário.
O Iti, banco digital do Itaú, também apresentou instabilidade nesta segunda-feira devido ao mesmo problema nos sistemas internos do Itaú.
Nas redes sociais, correntistas postaram uma série de memes, questionando o Itaú sobre a falta de acesso às contas no banco.
FERNANDO NARAZAKI E VINÍCIUS BARBOZA / Folhapress