RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Após manhã fria, tarde vai esquentar nesta terça (8) em São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Esta terça-feira (8) deve ser um dia típico de outono na cidade de São Paulo, com frio de madrugada até o início da manhã e depois o aumento gradual da temperatura até fazer calor à tarde, para depois esfriar novamente quando o sol se põe.

Essa época do ano é conhecida por causa do efeito cebola, que faz com que as pessoas saiam de casa agasalhadas, vão tirando as blusas durante o dia e depois voltam a vesti-las à noite, por causa da grande amplitude térmica.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que o dia comece com frio por volta dos 14°C. Com o sol aparecendo e aumentando a radiação, a temperatura deve subir e os termômetros podem marcar até 27°C nos períodos mais quentes, no meio da tarde.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo destaca que os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa paulista deve manter ligeira sensação de frio, principalmente nos bairros mais extremos da capital. Nesta segunda-feira (7), a temperatura média máxima chegou aos 21,8°C.

“Abril deve transcorrer sob neutralidade climática, ou seja, sem a interferência de fenômenos que esfriam ou esquentar as águas do Pacífico Equatorial. Portanto, as chuvas devem ocorrer dentro da média esperada, que, segundo o CGE, é de 62,5 mm. O mesmo ocorre com as temperaturas, que têm mínima média de 17,3°C e máxima média de 26,3°C”, explica Michael Pantera, meteorologista do CGE.

“Abril transcorre dentro da estação outono, que neste ano, diferentemente do mesmo período em 2024, não deve ter ondas de calor intensas e prolongadas”, finaliza Pantera.

INMET ALERTA PARA TRÊS ÁREAS COM RISCO ALTO PARA TEMPESTADES NO PAÍS

Se São Paulo deve ficar sem chuva nesta terça, o mesmo não se pode dizer de algumas outras áreas do território nacional. Segundo o Inmet, três locais possuem alerta laranja, de perigo, para tempestades nesta terça-feira.

A primeira é no Rio Grande do Sul, onde a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Outra área fica entre o Pará, centro-sul do Amapá e norte de Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, que tem a mesma previsão, mas com chance de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

E a última é no sul da Bahia, na região de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, com cenário igual ao dos outros dois.

Além dessas, toda a região Norte e parte do Centro-Oeste ainda devem enfrentar chuvas moderadas a fortes, enquanto a região central do país, Sudeste e maior parte do Nordeste devem ter um dia sem precipitação.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS