SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após o dia mais frio do ano, nesta quarta-feira (25), com 5,9°C por volta das 7h na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada em Interlagos, a cidade de São Paulo deve voltar a sentir o calor do sol na tarde desta quinta (26).
De acordo com a previsão do instituto, a madrugada ainda será bem fria, com os termômetros na casa dos 9°C, o que motiva a manutenção do alerta amarelo de perigo potencial para onda de frio. No entanto, basta o sol aparecer para a temperatura se elevar até atingir a máxima de 25°C no meio da tarde. O vento, porém, pode continuar frio, baixando a sensação térmica dos paulistanos.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo também alerta que nas regiões mais periféricas e distantes do centro expandido ainda serão observadas temperaturas bem abaixo da média da cidade. O dia deve terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que existe a possibilidade de geadas isoladas em áreas da serra da Mantiqueira ao amanhecer. Destaca-se também a chance de nevoeiros nas primeiras horas do dia, principalmente no litoral paulista, que deve ter tardes quentes.
A previsão indica a variação da temperatura de 11°C a 27°C em Santos; de 12°C a 31°C em Bertioga; e de 14°C a 28°C em Ubatuba.
No vale do Ribeira, São José dos Campos deve ter mínima de 8°C e máxima de 29°C. Já nas demais regiões do interior do estado também deve fazer calor nesta quinta: Campinas (13°C a 28°C), Bauru (11°C a 28°C), Ribeirão Preto (14C° a 30°C), São José do Rio Preto (16°C a 30°C), Presidente Prudente (14°C a 30°C), e Araçatuba (13°C a 30°C).
Na sexta-feira (27), as condições do tempo mudam um pouco com a proximidade de uma nova frente fria de fraca intensidade, que não deve trazer muita chuva. Assim, o CGE informa que a madrugada deve ser com céu nublado, termômetros em média na marca dos 15°C e máxima de 22°C. As precipitações ocorrem de forma intermitente durante a tarde e com chuviscos no período noturno. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais, com valores mínimos próximos aos 60%.
RIO GRANDE DO SUL MANTÉM ALERTA DE INUNDAÇÃO EM ALGUNS RIOS
Devido às chuvas dos últimos dias, os solos de praticamente todo o Rio Grande do Sul se encontram muito úmidos, favorecendo respostas hidrológicas com as precipitações. Além disso, há previsão de chuva de moderada a forte intensidade nesta quinta-feira (26) em várias regiões, o que fez a Defesa Civil estadual manter os alertas de inundação ativos.
Segundo o órgão, a condição de inundação se mantém nos rios Ibicuí (Manoel Viana e Itaqui), Uruguai (São Borja a Uruguaiana), Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí), Taquari (em Taquari), Sinos (São Leopoldo) e Guaíba (região das ilhas e cais de Porto Alegre).
Nesses locais há o risco de cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, enxurradas, e elevações em rios maiores, que devem seguir variando entre limiares de atenção e alerta para inundação. Também há risco de alagamentos em perímetros urbanos em virtude de chuvas pontuais e movimentos da massa.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress
