RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Após responder com quase cem drones, Irã vê ‘declaração de guerra’ em ataques de Israel

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Irã vê “uma declaração de guerra” no ataque lançado por Israel nesta sexta-feira (12), noite de quinta no horário de Brasília, após responder com quase cem drones a primeira etapa da ofensiva, que teve como alvo instalações e cientistas nucleares, além de comandantes militares.

Quem usou os termos foi o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abas Aragchi, que caracterizou o ataque israelense como uma “declaração de guerra” em uma mensagem às Nações Unidas na qual pede ao Conselho de Segurança que atue. O ministro, no entanto, não usou o termo como declaração do próprio país de que estava em guerra com Israel.

O Exército do Irã afirmou que “não terá limites” em sua resposta a Israel, e o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, disse que “o regime sionista impôs a si mesmo um destino amargo e doloroso”.

Tel Aviv atacou a infraestrutura nuclear do país persa e mirou seus altos comandantes militares no ataque —a televisão estatal iraniana informou que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Mohammad Bagheri, morreu no ataque israelense. A emissora confirmou a morte do chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami.

Israel já havia dito que não permitiria que o país persa, seu inimigo histórico, adquirisse uma bomba atômica, algo que o regime iraniano parece próximo de ser capaz de fazer. De acordo com os militares israelenses, dezenas de alvos foram atacados no Irã, e a operação poderia durar muito tempo. A mídia iraniana relatou que pelo menos seis importantes cientistas nucleares foram mortos: Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi.

Khamenei nomeou Habibollah Sayyarie como novo chefe interino do Estado-Maior, e Ahmad Vahidi, que foi ministro do Interior até 2024, como responsável pela Guarda Revolucionária.

Explosões foram ouvidas em Teerã na madrugada de sexta (13) no Oriente Médio, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Nour. A televisão estatal do país disse que as defesas aéreas do Irã estavam em alerta máximo, e que áreas residenciais foram atingidas.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.