RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Arbitragem rouba cena no Brasileiro, mas pune menos que em 2024

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As polêmicas de arbitragem roubaram a cena na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas os árbitros conseguiram diminuir tanto a média de cartões amarelos quanto a de expulsões em relação à edição de 2024.

Após duas rodadas, o Brasileiro 2025 tem média de 4,75 amarelos por partida. Ao todo, foram distribuídos 95 cartões amarelos em 20 partidas, sendo 48 na primeira rodada e 47 na segunda.

A vitória do Palmeiras sobre o Sport é o jogo com mais cartões até o momento, com 12 (todos amarelos). A partida ficou marcada pelo pênalti polêmico que sacramentou o primeiro triunfo alviverde no Brasileiro.

Além disso, já foram apresentados oito vermelhos, sendo seis deles no último fim de semana. A média até o momento é de 0,4 expulsão por partida.

Os números são inferiores aos das duas primeiras rodadas do Brasileiro 2024, que registrou 133 amarelos e dez vermelhos. O empate em gols entre Corinthians e Atlético-MG foi um dos responsáveis pela “inflação”, com 15 cartões amarelos e duas expulsões.

O início do campeonato de 2024 teve média de 6,65 cartões amarelos por partida, além de um vermelho a cada dois jogos. Foram 79 amarelos e oito vermelhos na primeira rodada, e mais 54 amarelos e duas expulsões na segunda.

AS POLÊMICAS DE ARBITRAGEM

Cruzeiro reclamou da expulsão do zagueiro Jonathan Jesus. O árbitro Marcelo de Lima Henrique aplicou o vermelho direto ao defensor, o time mineiro acabou derrotado por 3 a 0 pelo Inter. Alexandre Mattos, CEO do futebol, classificou como “assalto a mão armada”.

Sport questionou o segundo pênalti marcado para o Palmeiras. Bruno Arleu de Araújo apontou a falta de Matheus Alexandre em Raphael Veiga já no fim da partida, para revolta da diretoria do time de Recife. “O que aconteceu hoje na Ilha do Retiro é uma vergonha para a arbitragem brasileira”, afirmou o vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão.

Zubeldía se revoltou após Lyanco, do Atlético-MG, não ser expulso ainda no primeiro tempo. O comandante argentino acabou punido com amarelo e vermelho por conta da reclamação. A partida terminou empatada em 0 a 0.

*

OS JOGOS DA TERCEIRA RODADA DO BRASILEIRO

12/04 (sábado)

16h (de Brasília) – Red Bull Bragantino x Botafogo

16h – Juventude x Ceará

18h30 – Palmeiras x Corinthians

21h – Vasco x Sport

13/04 (domingo)

16h (de Brasília) – Bahia x Mirassol

17h30 – São Paulo Cruzeiro

17h30 – Grêmio x Flamengo

19h30 – Fluminense x Santos

20h – Fortaleza x Internacional

20h30 – Atlético-MG x Vitória

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.