SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após dois anos, a Libertadores volta a ter mais times argentinos avançando na liderança dos grupos, embora as melhores campanhas sejam de brasileiros.
Quatro clubes da Argentina lideraram suas chaves. Estudiantes, River Plate, Racing e Vélez Sarsfield terminaram na ponta, respectivamente, dos grupos A, B, E e H.
Enquanto rês brasileiros vão ao mata-mata em primeiro. São Paulo, Inter e Palmeiras foram os representantes do país que dominaram seus grupos D, F e G, em ordem. O líder restante foi a LDU, do Equador, que terminou à frente do Flamengo na chave C.
É a primeira vez desde 2022 que os argentinos levam a melhor nesse cenário. Há três temporadas, o placar de líderes foi 4 a 3 para a Argentina. Já nos últimos dois anos, o Brasil “venceu” com folga: 4 a 1 no ano passado e 4 a 2 em 2023.
No entanto, o Brasil terá mais representantes no mata-mata. Entre os sete brasileiros que disputaram a fase de grupos, apenas o Bahia não avançou, com Botafogo, Flamengo e Fortaleza passando em segundo de seus grupos. Já Talleres e Central Córdoba foram eliminados, e a Argentina só terá na próxima fase os quatro que terminaram na liderança.
Além disso, as duas melhores campanhas gerais foram de brasileiros. Único 100%, o Palmeiras somou 18 pontos com as seis vitórias em seis jogos, seguido pelo São Paulo, também invicto, mas com dois empates e registrando 14 pontos.
O Brasil, inclusive, tem uma hegemonia seis anos na Libertadores. Desde 2019, todos os campeões foram do país, com Flamengo (2 títulos), Palmeiras (2), Fluminense e Botafogo conquistando a taça.
*
LÍDERES DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES
2025
Estudiantes (Argentina): 12 pontos
River Plate (Argentina): 12
LDU (Equador): 11
São Paulo: 14
Racing (Argentina): 13
Inter: 11
Palmeiras: 18
Vélez Sarsfield (Argentina): 11
*Em ordem dos grupos A ao H
2024
Fluminense
São Paulo
The Strongest (Colômbia)
Junior Barranquilla (Colômbia)
Bolívar (Bolívia)
Palmeiras
Atlético-MG
River Plate (Argentina)
2023
Racing (Argentina)
Inter
Palmeiras
Fluminense
Independiente del Valle (Equador)
Boca Juniors (Argentina)
Athletico-PR
Olimpia (Paraguai)
2022
Palmeiras
Libertad
Estudiantes (Argentina)
Atlético-MG
Boca Juniors (Argentina)
River Plate (Argentina)
Cólon (Argentina)
Flamengo
Redação / Folhapress
