Artista indígena Joseca Mokahesi Yanomami entra para galeria Millan

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O artista indígena Joseca Mokahesi Yanomami é agora representado pela galeria Millan, em São Paulo, em parceria com a Hutukara Associação Yanomami. O pintor, que participou recentemente da 60ª Bienal de Veneza, tem como ponto central em sua obra o universo yanomami.

Ele fez sua primeira exposição em 2003, a “L’Esprit de la Forêt”, na Fondation Cartier, de Paris, na França. Em 2022, o pintor realizou sua primeira exposição individual, “Kami Yamak? Urihipë” (Nossa Terra-Floresta), no Masp.

A construção artista de Joseca começou na juventude, quando criava desenhos na floresta. Ele passou a utilizar papel a partir da relação com pessoas não indígenas, apropriando-se ainda de outros materiais, como lápis e caneta, desenvolvendo uma estratégia de comunicação com as gerações mais novas de seu povo e aproximação com pessoas não indígenas.

Joseca, foi responsável, na década de 1990, pela fundação da primeira escola yanomami em sua comunidade, incentivando jovens e crianças a se alfabetizarem na língua yanomami. À época, o artista, participou da produção de cartilhas bilingues em yanomami e português para os programas de educacao escolar e de saude.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS