RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Astronautas chineses fazem maior caminhada espacial da história, com 9 h de duração

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os taikonautas Cai Xuzhe e Song Lingdong, na terça-feira (17), tornaram-se os humanos a permanecer mais tempo em uma caminhada espacial: 9 horas. O anúncio foi feito pela CMSA (China Manned Space Agency, a agência espacial chinesa).

Os astronautas Nasa James Voss e Susan Helms eram os recordistas anteriores, com 8h56 de caminhada espacial, em 11 de março de 2001, segundo a Nasa. Ou seja, o recorde foi quebrado por somente 4 minutos.

Os taikonautas fazem parte da missão Shenzhou-19, a bordo da estação espacial chinesa Tiangong. Uma das missões dos chineses, durante a caminhada espacial recordista, era a instalação de dispositivos de proteção contra detritos espaciais.

A missão Shenzhou-19, que chegou à Tiangong em outubro deste ano, conta com a única engenheira espacial da China, Wang Haoze, que também é a terceira mulher chinesa em uma missão espacial.

Além disso, a Shenzhou-19 conta também com uma geração jovem de taikonautas nascidos na década de 1990, como Haoze e Lingdong. Já Xuzhe é mais experiente e esteve anteriormente no espaço, com a missão Shenzhou-14, em 2022.

A previsão é que os integrantes da Shenzhou-19 fiquem seis meses no espaço.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS