MACEIÓ, AL (UOL/FOLHAPRESS) – O Athletico dominou e venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo (5), pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foram 26 finalizações contra apenas 7 da equipe carioca.
O Athletico-PR ocupa, momentaneamente, a liderança da competição, com 10 pontos. O Vasco é o primeiro na zona de rebaixamento, em 17º, com três pontos.
Erick marcou o único gol da partida. O tento foi assinalado aos 27′ da primeira etapa.
O próximo desafio do Furacão será contra o Rayo Zuliano, pela Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira (8). O Vasco volta a campo no próximo domingo (12), pela 6ª rodada do Brasileirão, contra o Vitória.
Como foi o jogo
Os 20 minutos iniciais foram marcados por uma intensa pressão do Athletico sobre o Vasco. Durante esse período, o Furacão atacou, chegando perto do gol em diversas ocasiões, com três bolas na trave e duas oportunidades claras de gol.
Apesar da pressão constante, o Athletico não conseguiu abrir o placar aos 16 minutos, quando Paulo teve a chance de converter um pênalti.
O Furacão focou em trabalhar as bolas pelas laterais com Leo Godoy e como Esquivel, fazendo com que Fernandinho e Erick tivesse oportunidade de circular a bola para encontrar uma brecha.
Com um jogador a menos pelo restante do jogo, o Vasco enfrentou dificuldades para avançar e defender. Aos 26 minutos, Erick capitalizou a pressão, marcando após um cruzamento rasteiro de Esquivel.
O Vasco melhorou no retorno para a segunda etapa, passou a se expor em mais oportunidades e incomodar o Furacão. Por outro lado, o Athetlco passou a ter dificuldade em finalizar, mesmo com todo o espaço que o Vasco passou a deixar.
Nos últimos minutos da partida o Furacão passou a apenas administrar o resultado e trocar passes com paciência, insistindo pouco em avançar na área do Vasco.
Segue o tabu
Vasco continua sem vencer o Athletico na Ligga Arena, nem quando o estádio ainda era chamado de Arena da Baixada. A última vitória do time carioca como visitante contra o Furacão foi em 1998, na Vila Capanema, por 2 a 1. A arena foi inaugurada em 1999 e desde então o Cruzmaltino soma 16 jogos com 13 derrotas e quatro empates.
Rio Grande do Sul
A partida teve homenagem às vítimas da enchente que atinge o estado desde a última semana. Além de uma faixa, um minuto de silêncio foi respeitado antes do início da partida. Até o momento, 75 mortes foram confirmadas.
Gols e lances importantes
Primeira chegada. Esquivel escapou no corredor pela esquerda e faz o cruzamento achando Canobbio na área. O atacante arriscou chute e mandou pela linha de fundo com perigo aos 3′ do primeiro tempo.
Cannobio leva a pior e deixa o jogo. O atacante recebeu atendimento dentro e fora de campo, mas não teve condições de continuar e foi substituído por Julimar aos 9′.
Na trave. Zapelli cruzou aos 10′ e Erick subiu para cabecear e a bola atingiu a trave de Léo Jardim.
Está expulso. Cartão vermelho para Hugo Moura, que travou tentativa de contra-ataque do Athletico com falta sobre Zapelli. O camisa 10 era o último homem.
1 x 0. Esquivel acelerou pela esquerda, passou por Paulo Henrique e cruzou rasteiro para Erick que se antecipou à marcação e finalizou firme para superar Léo Jardim aos 26′.
Última tentativa da primeira etapa. Esquivel cruzou na área e Piton afastou de cabeça, mas a bola sobrou na entrada da área e Erick apareceu para finalizar, para fora, à direita do gol do Vasco.
Mais uma na trave. O segundo tempo começou com Zapelli, do Athletico-PR, soltando o pé de fora da área e acertando a trave do Vasco mais uma vez.
Vasco faz, mas não vale. João Victor fez boa jogada pela direita e tocou para Vegetti estufar as redes do Athletico, mas estava em condição irregular e o gol que daria o empate aos 20′ do segun6do tempo não valeu.
Quase o segundo para finalizar. Aos 49′, Kaique Rocha sai no contra-ataque e com Nikão., que finaliza, mas a bola desvia em Galdames antes de sair pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
Athletico 1 x 0 Vasco
5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 05 de maio de 2024, às 16h
Local: Estádio Mário Celso Petraglia, Curitiba – PR
Cartões amarelos: Fernandinho (ATH)
Cartões vermelhos: Hugo Moura (VAS)
Gols: Erick (ATH), aos 26′ do 1T
Athletico: Bento, Leo Godoy (Madson), Kaíque Rocha, Gamarra, Esquivel, Erick, Fernandinho, Zapelli (Alex Santana), Canobbio (Julimar), Pablo (Mastriani) e Cuello (Nikão). Técnico: Cuca.
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Clayton), Maicon, Léo, Lucas Piton, Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza), Galdames, Rossi (João Victor), David (Adson) e Vegetti (Erick Marcus). Técnico: Rafael Paiva.
Redação / Folhapress