SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma espécie de “Succession” (HBO), mas com o quiet luxury dando lugar à alta-costura. Assim pode ser descrita nova série “A Casa de Moda”, aposta da Apple TV+ para o segundo semestre. A trama se passa no universo fashion de Paris, em meio à disputa entre os clãs fictícios Ledu e Rovel, donos das duas principais grifes do mundo.
Enquanto tentam manter suas marcas relevantes para a geração Z, os estilistas precisam sobreviver em um mundo de intrigas, traições e muitos tapetes puxados. Famílias endinheiradas brigam por poder enquanto flashes na passarela ofuscam os podres dos bastidores.
Lambert Wilson, que vive o protagonista Vincent Ledu, diz que construiu “uma versão mais suave de Karl Lagerfeld” para criar seu personagem.
“Eu tinha que retratar um homem aristocrático. Pensei em alguém dos anos 1990 aos anos 2000, alguém que poderia ter trabalhado para uma casa como Dior ou algo assim. E aí decidi criar essa espécie de versão mais suave de Lagerfeld: com o mesmo peso, mas menos brusquidão, mais francês e menos pungente. Some-se a isso uma dose de imaginação”, descreve Lambert, em entrevista à reportagem.
O ator, de origem francoirlandesa, diz que morar em Paris é conviver com o mundo da alta-costura. “Todo mundo conhece alguém que trabalha com moda, principalmente no meio artístico”. Sendo assim, não faltaram personalidades conhecidas para ele adicionar pitadas aqui e ali -Gianni Versace e Hubert de Givenchy também entraram na composição.
A MUSA
Já a atriz Amira Casar vive Perle Foster, a musa e braço direito de Vincent Ledu. Na trama, a maison Ledu tem sua reputação ameaçada após um vídeo viralizar nas redes sociais. É aí que a chefe da casa rival, Diane Rovel (Carole Bouquet), tenta adquirir a concorrente e destruir a família fundadora.
Amira, que é britânica e começou a carreira como modelo, diz não ter se inspirado em ninguém específico, apenas focou no background da personagem: uma jovem do sul de Londres, que sonha em ser respeitada no mundo fashion de Paris.
“Ela não quer ficar nessa posição de musa para sempre. Ela almeja o poder”, diz Amira. “E quer fazer parte da nova geração, não quer ser vista como antiquada, não quer replicar esse tipo de poder do grande designer no topo da pirâmide”, descreve. “Então, tentei transformá-la em alguém que tem empatia em relação à geração mais jovem, mas também porque ela os está usando”, entrega a atriz.
A RIVAL
Carole Bouquet, que foi musa da Chanel nos anos 1980 e primeira garota propaganda do clássico perfume Chanel Nº5, diz que o primeiro passo para construir a vingativa Diane Rovel foi montar o figurino.
“A primeira coisa que faço sempre é o figurino. Se um ator tem o figurino certo, não há mais quase nada a ser feito. Trabalhar no figurino é essencial para construir a maneira como se anda, se fala. Filme é imagem. Se a imagem for certa, você não precisa fazer mais nada”, diz.
A primeira temporada de “A Casa de Moda”, com dez episódios, está disponível no Apple TV+.
ANAHI MARTINHO / Folhapress