RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Autor de biografia vê sucessor de Francisco em meio à onda nacionalista

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – Autor de duas biografias do papa e um livro em parceria com ele, Austen Ivereigh, em artigo publicado no jornal americano The New York Times, lembra que o próximo papa será escolhido sob forte pressão de nacionalistas, como o vice-presidente dos EUA, J.D.Vance, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que frequentemente distorcem valores cristãos para justificar o conservadorismo político.

“Como observador de longa data do Vaticano e da Igreja, acredito que os cardeais provavelmente escolherão um papa que traça linhas claras na areia em defesa da liberdade da Igreja de proclamar seus valores e que chama a atenção para a distorção política de seus ensinamentos”, escreve Ivereigh. “Alguns podem ver uma analogia entre o momento atual e um século atrás, quando um papa liderou a Igreja em outra era de democracias em declínio e autocracias em ascensão. Na época do totalitarismo que levou à Segunda Guerra Mundial, Pio 11 (1922-39) promoveu e defendeu uma sociedade civil plural contra o poder sufocante do Estado. Agora, muitos dos cardeais pensarão, o novo papa deve fazer o mesmo.”

Pio 11, em 1937, chegou a publicar uma encíclica em alemão, distribuída clandestinamente em igrejas da Alemanha, para alertar os católicos sobre os perigos da ascensão nazista.

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.