Avião colide com gaivotas e realiza pouso de emergência em Portugal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um avião de passageiros colidiu com um bando de gaivotas em Portugal, danificando os motores e forçando o piloto a realizar um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido.

A aeronave atingiu os pássaros logo após decolar. Na última quinta-feira (2), um Airbus A320-200 da Azores Airlines decolava do aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, com destino a Lisboa, quando um bando de gaivotas foi avistado próximo à pista.

As aves foram sugadas pelos motores do avião, que ficaram danificados. A colisão ocorreu enquanto o avião ganhava altitude, forçando o piloto a declarar emergência. Após alcançar cerca de 750 metros, a aeronave deu meia-volta e retornou ao aeroporto de origem em apenas 10 minutos.

Os passageiros foram realocados para outro voo. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido, e todos os passageiros foram transferidos para outra aeronave, chegando à capital portuguesa com algumas horas de atraso, segundo informou o The Aviation Herald.

A companhia confirmou o incidente, chamando-o de “irregularidade operacional”. Em nota, a Azores Airlines afirmou que procedimentos de segurança foram seguidos à risca, “garantindo a integridade de todos a bordo”.

Colisões com aves são uma preocupação recorrente na aviação. Segundo especialistas, embora comuns, essas ocorrências representam grande perigo, especialmente em altitudes baixas, quando motores podem ser seriamente afetados.

Casos similares já marcaram a história da aviação. Em 2009, o chamado “milagre do Hudson” ganhou destaque mundial quando um Airbus A320 fez um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, após colisão com aves que inutilizou os motores.

Outro caso recente chamou atenção na Coreia do Sul. Um voo da Jeju Air relatou colisão com aves pouco antes de um pouso malsucedido que resultou em explosão da aeronave.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS