RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Avião de pequeno porte cai em São José do Rio Preto e deixa dois mortos

SÃO PAULO, SP E PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Um avião de pequeno porte caiu no começo da tarde desta terça-feira (4) no bairro Estância Santa Inês na área rural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A aeronave era utilizada para instrução de voo e partiu do aeroporto da cidade. Ainda não se sabe as causas do acidente.

Duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência no local em torno do meio-dia. As vítimas são o instrutor de voo Abner Casagrande de Oliveira, 39, e o aluno Felipe Coiado, 23.

Natural de Potirendaba (SP), Coiado completaria 24 anos em julho. Ele era técnico executor em aviação agrícola e obteve a habilitação para trabalhar como piloto privado em dezembro de 2024. Nas redes sociais, havia vídeos publicados em que ele aparecia voando em aeronaves como os Cessna 150 e 152.

Já Oliveira havia sido aprovada no exame teórico para se tornar instrutor de voo em fevereiro.

A ASP (Aeroportos Paulistas), concessionária do Aeroporto de São José do Rio Preto, confirmou que a aeronave decolou do aeroporto às 11h43, com duas pessoas para um voo local de instrução, e caiu logo após a decolagem.

A concessionária lamentou o acidente e se solidarizou com os familiares e amigos dos ocupantes.

Ao todo, seis viaturas foram enviadas ao local –totalizando um efetivo de 16 bombeiros militares.

“No local, foram encontradas duas vítimas em óbito, com a constatação realizada pelo médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, afirmou o corpo de bombeiros.

A aeronave não atingiu nenhuma estrutura próxima, tampouco houve vazamento de combustível.

Foram acionados o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e a Polícia Técnico-Científica para as devidas providências.

A aeronave de prefixo PP-RDJ está registrada em nome do Aeroclube de São José do Rio Preto e foi adquirido em 1991, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O avião foi fabricado em 1943, tem dois assentos e está registrado para uso privado para instrução.

O CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) da aeronave, documento que comprova se ela está em condições plenas de segurança para voos, expirava exatamente nesta terça-feira.

Em nota, o aeroclube lamentou as morte e se colocou à disposição para colaborar com as autoridades na apuração do caso. “Ambos eram integrantes estimados de nossa comunidade aeronáutica e partiram enquanto exerciam com dedicação e paixão a atividade que amavam.”

FRANCISCO LIMA NETO E CARLOS VILLELA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS