RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Avião que caiu na Índia declarou ‘mayday’; o que significa a expressão?

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um avião que caiu nesta quinta-feira (12) na Índia logo após a decolagem, com 242 passageiros, emitiu um sinal de emergência conhecido como “mayday”. Não há indícios de sobrevivente, segundo as autoridades.

“Mayday” representa o mais alto nível de alerta no rádio de um piloto. O termo tem origem no francês m’aidez (“ajude-me”) e deve ser repetido três vezes -“mayday, mayday, mayday”- para sinalizar uma emergência grave, com risco imediato à segurança da aeronave e das pessoas a bordo.

O protocolo de uso segue as normas da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional). Ele exige que o piloto informe, após o chamado, o prefixo do voo, localização, natureza da emergência e tipo de ajuda necessária.

Há diferentes níveis de alerta no rádio. Um nível abaixo do “mayday” é o chamado “pan-pan” – do francês panne, que significa pane ou falha e é usado quando há uma situação de urgência, mas que ainda não configura emergência iminente. Por exemplo: uma falha de motor que permite o voo controlado, ou um problema de saúde grave a bordo, mas com condições estáveis. O “pan-pan” também deve ser repetido três vezes e seguido da identificação da aeronave.

O uso do “mayday” mobiliza instantaneamente os protocolos de socorro, prioridade de pouso e comunicação exclusiva com o controle de tráfego. A repetição tripla evita ambiguidades em transmissões de rádio com ruído ou interferência. O sistema de comunicação é padronizado em todo o mundo, e há registros de áudios reais em que pilotos alternam entre “pan-pan” e “mayday” conforme o agravamento da situação durante o voo.

No caso desta queda, o alerta foi emitido segundos antes do desaparecimento da aeronave dos radares. Isso indica que a tripulação conseguiu iniciar o protocolo de emergência, o que poderá ajudar na investigação das causas do acidente. A Air India, companhia responsável pelo voo, confirmou que as caixas-pretas já foram localizadas e serão analisadas pelas autoridades.

O voo AI117 decolou às 4h12 (horário local) do aeroporto internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai. O destino era o aeroporto de Gatwick, em Londres, com previsão de chegada por volta das 9h40 (horário britânico). Entre os passageiros a bordo, estavam 53 britânicos, segundo a agência Reuters.

A queda ocorreu em uma área rural nos arredores da cidade de Navi Mumbai, no oeste do país. Equipes de resgate foram mobilizadas rapidamente, e as causas do acidente ainda estão sob investigação.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.