RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Avião que levava dupla sertaneja Rio Negro e Solimões sai da pista em pouso forçado no aeroporto de Franca (SP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O avião que transportava a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões saiu da pista após um pouso forçado no aeroporto de Franca, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (30). A aeronave teve problemas após a decolagem e precisou retornar quatro minutos depois de levantar voo. Ninguém ficou ferido.

O modelo King Air, prefixo PS-BVP, decolou às 15h10 com destino a Goiás. Na decolagem, um dos pneus do trem de pouso estourou, obrigando o piloto a retornar ao aeroporto. Na aterrissagem, a aeronave saiu da pista e parou em uma área de vegetação do terminal.

Além da dupla sertaneja, havia dois tripulantes e dois assessores no avião. Nenhum deles teve ferimentos. Porém, o show que aconteceria na noite de sexta, em Teresina de Goiás, teve de ser cancelado.

Segundo a Rede Voa, que administra o aeroporto de Franca, a aeronave já foi retirada do local. Ainda de acordo com a assessoria do aeroporto, houve apenas danos leves à estrutura do avião.

Segundo o site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave, fabricada em 2014, é operada por empresa de táxi aéreo, está com a documentação em dia e pode transportar até sete passageiros.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado para investigar o incidente.

OUTRO CASO

Um avião de pequeno porte com suspeita de pane no trem de pouso sobrevoou por cerca de 40 minutos o aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, na noite de quinta (29), até pousar em Jundiaí, cidade a cerca de 60 km da capital.

O avião levava cinco pessoas, sendo piloto, copiloto e três passageiros. Entre eles, estava a apresentadora Lívia Andrade, 41.

Segundo informações da Polícia Militar, a aeronave prefixo PT-LHZ, modelo King Air Beechcraft E90, que saiu de Goiás com destino a São Paulo, estava com problemas no sensor do trem de pouso e, por isso, não conseguia iniciar a descida. O helicóptero águia da PM foi acionado para acompanhar a ocorrência, assim como o Corpo de Bombeiros.

Os controladores de voo instruíram o piloto a queimar combustível, para deixar o avião mais leve, e tentar um pouso de emergência em Jundiaí, o que foi feito.

Em áudio captado pelo canal Aeroescuta, a comandante do avião, após receber orientações de vento e de pista da torre de controle do Campo de Marte, informa que estava fazendo check-list (checagem) dos instrumentos do avião e que iria “se manter mais um pouquinho aqui”, ou seja, no ar.

Na sequência, uma outra aeronave informa na frequência de rádio que o King Air não estava com o trem de pouso baixado. Pouco depois a comandante do avião pede para alternar para Jundiaí.

O avião pousou normalmente pouco depois com o trem de pouso baixado.

Segundo a Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto, não houve necessidade a atuação da equipe de emergência.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS