SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A partir de 2025, investidores pessoa física terão acesso a uma nova ferramenta que promete simplificar o cálculo do imposto de renda sobre operações de renda variável. Batizada de ReVar, a calculadora foi desenvolvida pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) em parceria com a Receita Federal e será gratuita.
A ferramenta estará disponível na Área do Investidor da B3 e permitirá que os usuários apurem ganhos ou prejuízos líquidos, calculem o imposto devido e gerem o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) de forma automatizada. Para isso, será necessário autorizar o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita.
“A parceria com a Receita Federal reforça nosso compromisso com a inovação e simplificação do processo de investimento, tornando a experiência mais ágil e eficiente e fortalecendo a confiança dos investidores.”, disse o CEO da B3, Gilson Finkelsztain,
O Manual completo de utilização da calculadora está disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/pagamento/renda-variavel/manual).
FUNCIONAMENTO DA REVAR
A calculadora integrará as informações de operações realizadas no mercado à vista, como ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs, diretamente da base da B3, com apoio das corretoras. Os cálculos serão feitos com base em dados fornecidos pelo investidor, como custos de aquisição e prejuízos acumulados.
Após a autorização, o sistema processará as informações por meio do portal e-CAC, da Receita Federal, garantindo a segurança e confidencialidade dos dados, conforme as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Inicialmente, o ReVar atenderá cerca de 4 milhões de investidores brasileiros e incluirá funcionalidades adicionais, como cálculos relacionados a eventos corporativos e grupamento de ações.
Em etapas futuras, os dados apurados deverão ser pré-preenchidos na Declaração Anual de Imposto de Renda, e a ferramenta será expandida para contemplar operações com futuros de índice e dólar.
PASSO A PASSO PARA USAR O REVAR
1. Acesse a calculadora na B3
O investidor deve entrar na Área do Investidor da B3, localizar a seção Serviços e clicar em Calculadora de IR >> ReVar – Receita Federal. Em seguida, autorize o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita Federal.
2. Complete a etapa no portal e-CAC
Após a autorização, o sistema direcionará o investidor para o portal e-CAC da Receita Federal. Lá, acesse a opção Declarações e Demonstrativos >> Apurar Imposto sobre a Renda Variável. Nessa etapa, informe o custo de aquisição dos ativos e, se houver, os prejuízos acumulados.
3. Confira os resultados
Com a posição inicial registrada, o sistema exibirá um menu completo com guias como Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações. O resumo mensal das operações mostrará se há imposto a ser recolhido. Para valores inferiores a R$ 10, o sistema acumulará o imposto para os meses seguintes, até atingir o mínimo necessário para a geração do Darf.
4. Gere o Darf para pagamento
Ao clicar no botão Gerar Darf, o sistema abrirá uma nova aba no navegador, onde será gerado o documento para pagamento. O Darf incluirá código de barras e QR Code, permitindo o pagamento via Pix de forma prática e rápida.
GUSTAVO GONÇALVES / Folhapress