ARACAJU, SE (UOL/FOLHAPRESS) – O Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1 no estádio Nilton Santos, neste domingo (5), pela quinta rodada do Brasileirão. Com o triunfo, o time de Rogério Ceni assume a vice-liderança do campeonato com 10 pontos, mesma quantidade do líder Athletico-PR, que leva vantagem nos critérios de desempate.
Everaldo e Rafael Ratão marcaram os gols do Bahia. Jeffinho descontou para o Glorioso, que vinha de três vitórias seguidas no campeonato, perdeu o aproveitamento de 100% em casa e estacionou nos nove pontos, caindo para a terceira posição.
O Bahia chega à quarta partida sem derrota no Brasileirão, com três vitórias e um empate. O time de Rogério Ceni fez um bom primeiro tempo, caiu de produção na etapa final, mas marcou no fim para conquistar o importante triunfo fora de casa.
A partida teve dois gols anulados do Botafogo com auxílio do VAR. A zaga do Bahia jogou bastante adiantada e colocou os atacantes rivais várias vezes em impedimento.
Na próxima rodada, o Bahia recebe o Red Bull Bragantino, no próximo domingo (12), na Fonte Nova. No mesmo dia, o Botafogo visita o Fortaleza, no Castelão.
Como foi o jogo
Botafogo e Bahia fizeram um primeiro tempo intenso e com boas chances para ambos os lados. O Esquadrão de Aço fez 1 a 0 com Everaldo em cobrança de pênalti marcado com auxílio do VAR. Antes, o centroavante quase tinha aberto o placar, mas o goleiro John fez uma defesa espetacular, tirando a bola em cima da linha. O Fogão começou melhor e chegou a marcar com Luiz Henrique, que estava impedido no lance.
O Botafogo teve outro gol anulado no início do segundo tempo, mas chegou ao empate com Jeffinho. Primeiro, Junior Santos marcou, mas Damián Suárez estava um pouco à frente na origem da jogada, segundo as linhas traçadas pelo VAR. Lance ajustado. Depois, Jeffinho aproveitou chute errado de Marlon Freitas, dominou na grande área e finalizou com categoria. No fim, o Fogão partiu com em busca da virada, mas Rafael Ratão fez 2 a 1 para o Bahia no fim.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1×2 BAHIA
Quinta rodada do Brasileirão 2024
Data e horário: 05/05/24, às 18h30 (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Klein (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael Alves (Fifa-RS) e Tiago Diel (RS)
VAR: Igor Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartão Amarelo: Kanu (BAH); Bastos, Barboza (BOT)
Gols: Everaldo, do Bahia, aos 46 minutos do primeiro tempo; Jeffinho, do Botafogo, aos 18 minutos do segundo tempo; Ratão, aos 43 minutos do segundo tempo.
BOTAFOGO: John; Suárez (Barboza, 32’/2ºT), Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano, Intervalo); Barbosa (Gregore, 26’/2ºT) e Freitas; Luiz Henrique (Romero, 11’/2ºT), Jeffinho (Hernández, 26’/2ºT), Savarino e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge
BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (De Pena, 26’/2ºT), Jean Lucas e Ribeiro (Ademir, 12’/2ºT); Cauly (Biel, 30’/2ºT), Thaciano (Ratão, 30’/2ºT) e Everaldo (Rezende, 13’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni
Redação / Folhapress