RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A decoração de Natal de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, gerou debate político nas redes sociais depois que a prefeitura substituiu as cores tradicionais do Papai Noel por verde e amarelo.
A escolha das cores tem sido interpretada por internautas como uma tentativa de associar a imagem natalina a um apoio velado ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A cidade é conhecida por ser um dos redutos eleitorais do ex-presidente, tendo registrado ampla votação em sua candidatura.
O atual prefeito do município catarinense é Fabrício Oliveira, do PL. Em nota, a prefeitura disse que o conceito da decoração “busca simbolizar prosperidade e exclusividade”.
O monumento em verde e amarelo foi erguido na praça Almirante Tamandaré, na Praia Central, uma das principais da cidade.
A figura aparece em vídeos divulgados no perfil oficial da prefeitura, que também mostram outras representações do Papai Noel nas cores tradicionais no local. Segundo o município, as cores foram escolhidas para transmitir valores associados ao potencial turístico da cidade e ao resgate de memórias infantis.
Por causa da nova roupagem, internautas apelidaram o boneco natalino de “Papai Noel patriota”.
Um usuário da rede social X (ex-Twitter) disse que o bom velhinho vestido como “um autêntico patriota” é ridículo.
Outros elogiaram: “Eu amei esse Papai Noel patriota. Sem o vermelho ficou lindo”.
Em 2022, mesmo derrotado pelo presidente Lula (PT), o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro obteve 74,5% dos votos válidos em Balneário Camboriú.
Considerado um dos principais polos bolsonaristas, o município elegeu em outubro como vereador mais votado o filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro, 26, também do PL.
Em julho, a cidade sediou o evento CPAC Brasil (Conservative Political Action Conference), cúpula da direita radical sul-americana que contou com a participação do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-candidato à presidência do Chile, José António Kast, derrotado por Gabriel Boric em 2021, além do próprio Bolsonaro.
Também participaram o filho do ex-presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
A cor vermelha tradicionalmente usada nas decorações natalinas também foi substituída no shopping Beiramar, na capital Florianópolis. Imagens que circulam na internet mostram um Papai Noel usando roupas nas cores branca e dourado, e internautas questionaram se haveria razões políticas.
Em comunicado, o shopping negou a relação com questões partidárias. “Toda a decoração, assim como a comunicação da campanha Doce Natal, segue a paleta de cores candy, que tem a predominância de cores suaves, delicadas, em tons pastéis”, afirmou o shopping que disse estar tomando medidas legais para combater as fake news.
ALÉXIA SOUSA / Folhapress