Banco Central lança moeda comemorativa por 200 anos de Constituição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Banco Central lançou nesta quinta-feira (11) uma moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição, outorgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. A moeda comemorativa é de prata, com valor de face de cinco reais.

A cerimônia de lançamento aconteceu às 9h30 no Salão Nobre do Congresso Nacional. O lançamento é uma homenagem do Banco Central ao Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que implementou o bicameralismo —em que o Legislativo é exercido por duas Câmaras — com a criação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O lançamento, que estava previsto inicialmente para o mês de março, foi aprovado em novembro do ano passado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) –colegiado formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

A nova moeda é gravada com a imagem do Congresso Nacional em uma face, e um caderno escrito a pena tinteiro, representando a Constituição, na outra.

O Banco Central costuma lançar edições especiais de moedas em homenagem a eventos de relevância nacional, como as Olimpíadas de 2016, sediadas no Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e centenários de grandes personalidades, como Carlos Drummond de Andrade, em 2002 e Cândido Portinari, em 2003.

A última moeda comemorativa do Banco foi lançada em 2022, em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil. O anverso da moeda tinha o busto de D. Pedro I, em composição com imagem, em segundo plano, de cena do quadro “Sessão do Conselho de Estado”, de Georgina de Albuquerque.

O reverso apresenta um trecho do Hino da Independência e a Bandeira do Brasil em movimento, além das legendas “2022” e “5 reais”.

As moedas comemorativas podem ser compradas no site da Casa da Moeda do Brasil.

NATHALIA GARCIA E MARIANA BRASIL / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS