RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Bandeira tarifária será vermelha em junho, e conta de luz vai subir

Foto: Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária em junho será vermelha no patamar 1. Isso significa que as contas de energia terão um custo extra de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, esse aumento ocorre porque a geração de energia hidrelétrica deve diminuir devido à menor quantidade de água disponível nos reservatórios, conforme informado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema.

Para compensar essa queda, será necessário usar mais usinas termoelétricas, que são mais caras, elevando o custo da energia.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária estava verde, indicando condições favoráveis para a geração de energia no país.

Porém, em maio, a bandeira mudou para amarela devido ao fim do período chuvoso, que reduziu a previsão de geração de energia hidrelétrica.

O QUE SÃO AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS?

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias serve para mostrar aos consumidores quando a energia está mais cara ou mais barata, dependendo das condições de geração no país. A cor da bandeira indica o custo extra que será cobrado na conta de luz:

Bandeira verde: custo normal, sem cobrança adicional.

Bandeira amarela: custo moderado, com um pequeno acréscimo.

Bandeira vermelha: custo alto, com acréscimo maior, dividido em patamar 1 e patamar 2.

Com essa sinalização, o consumidor pode controlar melhor o uso de energia, economizando quando a bandeira estiver vermelha para evitar contas mais caras.

Antes desse sistema, o custo extra só aparecia nos reajustes anuais, sem avisos em tempo real.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS