SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um barco da Guarda Civil da Espanha foi flagrado passando por cima de um bote com quatro migrantes no último domingo (25).
Agentes tentavam impedir a entrada ilegal no país. O caso ocorreu na praia das Horcas Coloradas na costa da Mililla, na fronteira entre Espanha e Marrocos, e foi filmado por pessoas que estavam no local.
Vídeo mostra os guardas em uma perseguição ao barco. Os supostos migrantes não pararam após a abordagem e a Guarda continuou fazendo manobras em busca deles.
Em seguida, o barco aparece passando por cima do bote e derrubando os passageiros no mar. Os migrantes foram resgatados pelo Guarda Marítima marroquina, que os levou ao porto da cidade de Nador, em Marrocos, segundo informações da agência de notícias EFE.
Uma das pessoas precisou de atendimento médico, mas já teve alta. Guarda Civil afirmou que passageiros foram atendimentos no mesmo momento e o governo espanhol alegou para a mídia local que não houve feridos na ação.
Procuradoria marroquina abriu investigação sobre incidente. Ainda segundo a EFE, a decisão ocorreu após ativistas de direitos humanos pedirem para autoridades apurarem conduta dos agentes no caso.
Redação / Folhapress