RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Barroso avisa advogado do Facebook que perguntas não são inquirição, Moraes acrescenta: ‘ainda’

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quarta-feira (27) “ainda” não estar inquirindo o advogado do Facebook durante a primeira sessão do julgamento dos casos sobre o Marco Civil da Internet.

O representante do Facebook, José Rollemberg Leite, foi o primeiro a se manifestar dentre as 22 sustentações orais previstas. Depois que ele concluiu, de forma incomum, os ministros aproveitaram para fazer perguntas e se queixar da existência de perfis falsos vinculados a eles.

O presidente Luís Roberto Barroso questionou sobre o procedimento para remoção de perfil falso. O advogado começou a responder, e indagou se poderia se estender mais na explicação.

Barroso respondeu afirmativamente e disse que aqueles eram esclarecimentos, não uma inquirição. Moraes entrou na conversa e acrescentou: “ainda”. Os magistrados riram da provocação.

Rollemberg defendeu a constitucionalidade do artigo 19, que estabelece a responsabilização civil das plataformas depois de decisão judicial para remoção de conteúdo.

De acordo com ele, durante a sustentação oral, o modelo se adequa à vedação de censura e à liberdade de expressão. Ainda, de acordo com ele, a empresa age no sentido do aumento da segurança e da integridade. O advogado disse que, em 2023, o Facebook removeu 208 milhões de postagens dessa natureza.

A partir daí, Moraes questionou a resposta. Por fim, acrescentou: “aproveitando essa alteração no procedimento, a está autorizada a remoção de todos os perfis falsos meus, sem decisão judicial. Barroso e Dias Toffoli se somaram a ele.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS