RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

BBC apaga documentário sobre crianças em Gaza por ligação do pai do narrador com Hamas

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A rede britânica BBC retirou do ar nesta sexta-feira (21) um documentário que acompanhava a vida de crianças na Faixa de Gaza. A decisão se deve ao fato de ter vindo à tona que o adolescente que narra o filme é filho de um homem que foi vice-ministro da Agricultura no governo do Hamas no território palestino.

O documentário, acompanhado de uma reportagem publicada pelo site da emissora e também removida, é narrado por Abdullah, 13, e foi criticado após sua transmissão em razão dos vínculos familiares do adolescente.

“Dada a natureza séria dessas preocupações, a BBC deve imediatamente adiar qualquer repetição de transmissão do programa, removê-lo do iPlayer [plataforma de streaming da emissora] e retirar quaisquer clipes do programa das redes sociais até que uma investigação independente seja realizada e suas conclusões sejam publicadas com total transparência para os pagadores da taxa de licença”, afirmou em carta à BBC um grupo de críticos, que incluía atores e ex-produtores da emissora pública britânica.

A BBC afirma que a equipe de produção teve controle total das filmagens.

“Desde a transmissão do nosso documentário sobre Gaza, a BBC tomou conhecimento das conexões familiares do narrador do filme, uma criança chamada Abdullah. Prometemos ao nosso público os mais altos padrões de transparência, por isso é justo que, como resultado desta nova informação, acrescentemos mais detalhes ao filme antes de sua retransmissão. Pedimos desculpas pela omissão desse detalhe no filme original”, diz a emissora.

“Seguimos todos os nossos procedimentos habituais de compliance na realização deste filme, mas não fomos informados dessa informação pelos produtores independentes quando compilamos e depois transmitimos o filme finalizado. O filme continua sendo uma poderosa visão infantil das consequências devastadoras da guerra em Gaza, que acreditamos ser um testemunho inestimável de suas experiências, e devemos cumprir nosso compromisso com a transparência”, afirma ainda a BBC.

A retratação do documentário ocorre durante o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista que prevê a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, e na semana em que a entrega dos corpos de alguns dos reféns provocou indignação –colocando em risco a trégua.

O Hamas promoveu um desfile com quatro caixões contendo os corpos de reféns. Eles seriam Oded Lifschitz e Shiri, Ariel e Kfir Bibas, mãe, filho e bebê de uma mesma família que se tornou símbolo dos pedidos por resgate dos sequestrados no dia 7 de outubro de 2023.

Na quinta-feira (20), no entanto, Israel afirmou que o corpo da mãe da família Bibas, Shiri, não era o que estava no caixão correspondente entregue pelo grupo terrorista. O Hamas disse, então, que os restos mortais de Shiri poderiam ter se misturado com o de outros cadáveres e entregou nesta sexta um novo corpo que diz ser dela.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.