(UOL/FOLHAPRESS) – Após uma vitória suada na estreia, Beatriz Haddad Maia voltou à quadra no Australian Open e anotou uma vitória tranquila, ainda que com uma atuação pouco inspirada. A número 17 do mundo aproveitou bem as fragilidades e os muitos erros da russa Erika Andreeva (20 anos, #86 do mundo), aplicou 6/2 e 6/3 em 1h21min e garantiu sua vaga na terceira rodada em Melbourne.
O resultado desta quinta-feira faz Bia igualar sua melhor campanha no Australian Open, que veio no ano passado. Na ocasião, a paulista alcançou a terceira rodada e então foi superada pela qualifier russa Maria Timofeeva (#170 na época).
Desta vez, a número 1 do Brasil terá pela frente a vencedora do jogo entre a russa Veronika Kudermetova (#75) e a britânica Katie Boulter (#25). O duelo valerá uma vaga nas oitavas de final em Melbourne.
OS MOMENTOS-CHAVE
Logo no terceiro game do jogo, Andreeva cometeu três erros não forçados e, ao jogar uma curtinha na rede, teve o saque quebrado.
Sem potência para incomodar consistentemente a brasileira, Erika começou a forçar e, no sétimo game, pagou o preço. Subiu mal à rede, errou um voleio e perdeu o saque novamente. Bia, então, fechou o set pouco depois: 6/2.
A paulista começou mal o segundo set, perdendo o saque ao cometer duas duplas faltas no segundo game. Andreeva abriu 2/0, mas também perdeu o saque após dois três erros não forçados, incluindo uma dupla falta.
Bia agredia com eficiência o segundo saque frágil de Andreeva, e foi assim que a brasileira chegou a mais break points no sétimo game. A russa salvou o primeiro com uma boa direita, mas errou um voleio simples na sequência e deu a vantagem à paulista: 4/3. Haddad Maia aproveitou e nem precisou fazer muito mais. Andreeva voltou a empilhar erros no nono game, perdendo o serviço e a partida.
EM NÚMEROS
Bia terminou a partida com mais erros não forçados do que bolas vencedoras: 23 e 14, respectivamente.
Para Andreeva, a proporção foi ainda pior: 26 erros e 10 winners.
ALEXANDRE COSSENZA / Folhapress