RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Biden concede medalha da liberdade, maior honraria civil dos EUA, ao papa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o papa Francisco neste sábado (11) e concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção, a mais alta honraria civil do país, informou a Casa Branca.

Foi a primeira vez em seus quatro anos de mandato que Biden concedeu a medalha “com distinção”, afirmou.

Biden deixa o cargo em 20 de janeiro, quando o republicano Donald Trump assume o governo americano. Para supervisionar a resposta federal aos incêndios na Califórnia, ele cancelou uma viagem a Roma esta semana, onde deveria se encontrar pessoalmente com Francisco.

Católico de longa data que já se encontrou com o papa várias vezes, Biden disse a repórteres na sexta-feira (10) que estava desapontado por cancelar a viagem, mas que sentiu que era mais importante permanecer em Washington.

A Medalha Presidencial da Liberdade é concedida a indivíduos que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança dos EUA, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados.

Uma semana atrás, Biden concedeu a honraria à ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ao chef José Andrés e à conservacionista Jane Goodall, entre outros.

A Casa Branca disse que Biden conversou por telefone com Francisco neste sábado e expressou seu profundo pesar por não poder visitar Roma e a Cidade do Vaticano. Os dois líderes discutiram esforços para promover a paz ao redor do mundo, incluindo o trabalho do pontífice para aliviar o sofrimento de comunidades vulneráveis, diz o comunicado.

Em sua citação para Francisco, Biden elogiou a vida de serviço do líder religioso “aos sem voz e vulneráveis na Argentina” e seu compromisso vitalício com os pobres.

“Um pastor amoroso, ele responde alegremente às perguntas das crianças sobre Deus. Um professor desafiador, ele nos comanda a lutar pela paz e proteger o planeta”, escreveu Biden.

“O primeiro papa do hemisfério Sul, o papa Francisco é diferente de qualquer outro que veio antes. Acima de tudo, é o Papa do Povo –uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente em todo o mundo.”

Tanto Biden quanto Francisco foram enfraquecidos por eventos globais, diz Massimo Faggioli, um acadêmico italiano e professor da Universidade Villanova que acompanha o papado. “É realmente difícil subestimar o quão trágico é este momento para ambos os homens de maneiras diferentes. Porque o que poderia dar errado deu errado nesses poucos anos.”

Francisco tem pressionado pelo fim da guerra da Rússia com a Ucrânia e tem sido crítico da campanha militar de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Ambos os conflitos estão em andamento.

Biden, frequentador regular de missas, afastou-se da doutrina da Igreja Católica ao longo da carreira política com seu apoio aos direitos ao aborto. Em 2021, ele disse que Francisco o defendeu das críticas de alguns católicos dos EUA sobre o assunto, incluindo bispos.

Francisco tem se esforçado para abrir a igreja ao mundo moderno desde que assumiu o comando em 2013, motivo pelo qual atrai críticas de católicos mais conservadores que o consideram liberal demais.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS