SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Dos cinco ex-presidentes dos Estados Unidos que estão vivos, três deles apoiam Kamala Harris à reeleição.
Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter querem Kamala presidente. Clinton e Obama estiveram presentes na Convenção Nacional Democrata, onde discursaram a favor de Kamala Harris e criticaram Donald Trump. Carter, de 99 anos, está doente, mas foi representado pelo seu neto, Jason Carter. Em sua fala, ele afirmou que Jimmy Carter está “animado para votar em Kamala Harris”.
“A próxima presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris”, disse Obama. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos afirmou que “Kamala está pronta para o trabalho” e que Trump “está com medo de perder”. Já Clinton disse que “escolha de Kamala é clara” e brincou sobre a idade de Trump: “Dois dias atrás, completei 78 anos, o homem mais velho da minha família por quatro gerações. E a única vaidade pessoal que quero afirmar é que ainda sou mais jovem que Donald Trump”.
Kamala Harris é a única candidata nesta corrida que tem a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, sim, a alegria pura para fazer algo. Quero dizer, veja, o que o oponente dela faz? Fala sobre ele mesmo. Então, da próxima vez que ele fizer um discurso, não conte as mentiras, conte os ‘eus’.
Bill Clinton ao falar sobre Trump
George Bush, ex-presidente republicano, não se manifestou. Antes de Joe Biden desistir de sua candidatura, Bush teria dito em um evento privado: “Sou mais jovem que os dois candidatos, e sou muito velho”. Desde então, ele não se pronunciou sobre a corrida presidencial.
Trump nunca recebeu apoio de ex-presidentes em campanhas. Em nenhuma das campanhas realizadas por ele para as eleições de 2016, 2020 e 204, Trump recebeu apoio de um ex-chefe do Executivo americano. Entretanto, em 2016 e 2020 foi apoiado por Dan Quayle, ex-vice-presidente de George H. W. Bush, e por Dick Cheney, ex-vice de George W. Bush. Nenhum deles se posicionou sobre a eleição deste ano.
Redação / Folhapress