LAS VEGAS, EUA (UOL/FOLHAPRESS) – Quando Marcelo Bielsa se ajeitou na cadeira para a entrevista coletiva e não levantou a cabeça para responder as perguntas, parte da imprensa brasileira estranhou. Trata-se de uma das manias daquele que é conhecido como ‘el loco’. Só que o próprio treinador quebrou seu protocolo na última pergunta.
“Quem perguntou?”, disse Bielsa levantando a cabeça pela primeira vez e procurando o jornalista Leandro Quesada, da revista Placar. Quando encontrou-o, respondeu a questão olhando diretamente para o brasileiro. “Ele nunca fez isso desde que chegou ao Uruguai”, garantiram jornalistas que cobrem a Celeste.
Bielsa tem o costume de não olhar para os jornalistas há muito tempo. Inúmeras são as fotos do treinador concendendo entrevistas de cabeça baixa. O que fez ‘el loco’ quebrar o costume foi uma recordação de um confronto seu com o São Paulo de Telê Santana, na final da Libertadores de 1992.
Leandro Quesada, na verdade, nem conseguiu terminar sua pergunta. Quando citou o duelo com o Tricolor já foi interrompido por Bielsa que falava como em um fluxo de consciência acelerado. Em dado momento, o argentino parou e quis saber “era essa sua pergunta?”. Quesada esboçou argumentar, mas Bielsa voltou a falar e o jornalista apenas assentiu.
A pergunta não era de fato aquela, mas quem vai discutir com ‘El loco Bielsa’? Olhando para o jornalista brasileiro, Bielsa deu mais uma de suas aulas.
EDER TRASKINI / Folhapress