LOS ANGELES, SP (FOLHAPRESS) – Billy Bob Thornton trocou os ternos de advogado de Los Angeles da série “Goliath” por calças jeans batidas e um chapéu de caubói no novo seriado “Landman”. Ele vive o protagonista, um administrador de terras fartas em petróleo, nos cafundós dos desertos do Texas de hoje.
Tommy Norris, o personagem de Thornton, apaga todos os tipos de incêndio, literais ou não. Ele faz o meio de campo entre os operários durões que colocam suas vidas em risco e os bilionários donos da empreitada –um dos executivos é interpretado por Jon Hamm e casado com a personagem de Demi Moore.
“De certa maneira, meus personagens em ‘Goliath’ e em ‘Landman’ são parecidos. Sinto que estou fazendo eu mesmo”, diz o ator de 69 anos. “A diferença é que eles estariam em lados opostos num tribunal: Billy McBride processaria Tommy.”
Nos primeiros episódios, Norris precisa lidar com um cartel que usa as terras para transportar drogas e ainda rouba um dos jatinhos da petrolífera. Há ainda um acidente monumental numa das torres de petróleo, e é ele quem precisa avisar os familiares dos mortos.
A nova série traz a grife Taylor Sheridan, responsável pela saga “Yellowstone”, outro faroeste contemporâneo do qual o ator, roteirista e produtor texano virou especialista. O seriado sobre um fazendeiro de gado, interpretado por Kevin Costner, cujas terras beiram uma reserva indígena e um parque nacional deu origem a outros programas, como “1883”, no qual Thornton fez uma ponta.
Foi assim que os dois se conheceram, e Sheridan escreveu “Landman” pensando justamente em Thornton. A série é baseada no podcast de não ficção “Boomtown”, de Christian Wallace, que assina a criação da série com Sheridan.
“Quando ele me falou do papel, me interessei na hora porque você não vê nada sobre isso na TV ou nos cinemas”, afirma. “Amo a ideia de viver naquele mundo, sob alta pressão e perigo, fazendo malabarismos.”
“Landman” chega num momento delicado nos Estados Unidos, pouco após a eleição de Donald Trump, que prometeu expandir a produção de petróleo e gás, um dos principais vilões das mudanças climáticas, e encerrar projetos de energia limpa. Mas Thornton não quer saber de politicagem.
“Não é uma série politizada. Não é a favor nem contra. É apenas uma história que aconteceu nos anos 2000”, diz o ator de “Fargo” e ganhador do Oscar pelo roteiro de “Na Corda Bamba”. “Conta os detalhes, os altos e baixos, o lado ruim e o lado feio do negócio do petróleo.”
“As pessoas não deveriam assistir a um programa, um filme ou mesmo ler um livro com uma agenda [política]”, afirma. “Acredito que todos somos a favor da energia limpa. Taylor me disse: ‘Se tivéssemos uma alternativa, isso seria ótimo, mas não aperfeiçoamos uma’. Se pudéssemos fazer carros rodar com água, os barões do petróleo estariam no negócio da água.”
Thornton faz o típico lobo solitário e de poucas palavras que nos acostumamos a vê-lo interpretar. Aos poucos descobrimos suas nuances conforme ele lida com sua família excêntrica e com as tragédias que afetam os trabalhadores.
“Uma das revelações para mim desta indústria é que muitos dos operários não têm educação, são ex-presidiários ou pessoas perigosas”, diz. “Eles trabalham lá porque podem ganhar US$ 180 mil por ano. Nenhum outro emprego pagaria tanto para essas pessoas. Então elas estão dispostas a arriscar a vida.”
Thornton disse que gosta de viver personagens a longo prazo –como fez com Billy McBride em “Goliath” por mais de cinco anos e espera que isso se repita em “Landman”. Na entrevista, ele apareceu vestido como outra persona que criou há muito tempo, o astro do rock, com um pano preto na cabeça por baixo de um chapéu e muitas correntes prateadas no pescoço.
Thornton é líder da banda The Boxmasters, que encerrou em novembro uma longa turnê pelos Estados Unidos e Europa para lançar o 17º álbum do grupo, “Love & Hate in Desperate Places”. Em seu próximo filme, a comédia “Standing on the Shoulders of Kitties”, que estreia em dezembro nos Estados Unidos, ele interpreta a si mesmo, desta vez músico, ao lado da sua banda, do guitarrista do Rolling Stone, Ronnie Wood, e dos comediantes do Trailer Park Boys.
Landman
Classificação: 16 anos
Elenco: Billy Bob Thornton, Ali Larter, Jacob Lofland
Produção: Estados Unidos, 2024
Onde ver: Paramount+
Criação: Taylor Sheridan e Christian Wallace
FERNANDA EZABELLA / Folhapress