Blocos saem às ruas na abertura não oficial do Carnaval do Rio

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro final de semana de 2025 no Rio de Janeiro começou com o pré-Carnaval de rua, organizado pela Desliga dos Blocos desde 2009. Cerca de 30 grupos participam da abertura não oficial da folia neste domingo (5).

“Sempre acompanho, vou vendo onde tem bloquinhos, acordo cedo e venho, está melhorando sempre. Estou achando tudo mais seguro do que outros anos, está sendo bem tranquilo”, disse Matheus Santana, 28, que participava do bloco Não Monogamia Gostoso Demais, em frente à Bolsa de Valores do Rio.

A poucos metros dali, outro bloco animava o público: o Mulheres Rodadas. Muitas integrantes usavam saias, enquanto outras exibiam combinações ousadas, como meia-calça arrastão e biquínis. O uso de pernas de pau é uma das marcas registradas do bloco, que nasceu a partir de um meme.

“Um cara disse que ‘só tinha mulher rodada’ e nós adotamos esse nome”, explicou Elisa Caldeira enquanto se equilibrava nas alturas.

Em outro bloco, perto da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Yale Prado, 32, usava a fantasia de Elphaba, uma das bruxas do filme “Wicked”. “Esse ano pretendo sair só com fantasias ligadas ao cinema”, disse, antecipando que as próximas produções serão relacionadas aos filmes de “A Substância” e “Ainda Estou Aqui”. “Escolhi Elphaba pelo significado da amizade, porque na minha concepção o filme mostra que amigos podem se gostar mas se afastar”, afirmou.

No bloco Love Songs, um casal dançava abraçado. “É tempo de amor, de celebrar e de comemorar a vida”, declarou Luana Sampaio, enquanto bailava com Eduardo, um novo conhecido que exibia um arco com conchas.

A Polícia Militar intensificava a segurança nos blocos, utilizando viaturas e realizando patrulhamento a pé. O encerramento da concentração não oficial está previsto para as 17h, momento em que os foliões se reúnem para o desfile do Boi Tolo, na Praça Quinze, sem um trajeto previamente definido.

Embora o evento não seja considerado oficial pela Riotur, a empresa municipal de turismo afirma reconhecer a relevância cultural das manifestações populares, que há anos abrem o calendário carnavalesco da cidade. O órgão ainda reforçou a importância de os foliões respeitarem o espaço público para garantir o sucesso da festa.

BRUNA FANTTI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS