RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Bloqueio de pedras para evitar rachas de charrete em praia de Itanhaém (SP) tem partes removidas

PERUÍBE, SP E ITANHAÉM, SP (FOLHAPRESS) – Parte das pedras instaladas pela Prefeitura de Itanhaém na última sexta-feira (28) na praia de Santa Cruz, divisa com Peruíbe, para evitar rachas de charretes, já foi retirada. A Folha de S.Paulo esteve no local nesta terça-feira (1º) e avistou falhas na barreira feita pela gestão municipal.

A estrutura provisória foi montada após a morte da turista Talita Danielle Hoshino, 38 anos, ao ser atingida por uma charrete enquanto pedalava na praia, no último dia 25.

A reportagem questionou a prefeitura de Itanhaém a respeito dos buracos no bloqueio, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

O condutor da charrete, Rudney Gomes Rodrigues, 31, foi preso no dia 27. Ele alegou que testava a égua no momento do acidente e sua defesa afirma que ele passeava na faixa de areia. Ele vai responder por homicídio.

Nesta terça, às 15h30, uma reunião com representantes das prefeituras de Itanhaém e Peruíbe, além das polícias Civil e Militar, acontece na Delegacia Seccional de Itanhaém para definir medidas contra a circulação irregular de veículos nas praias dos municípios.

Moradores e comerciantes locais afirmam que os rachas de charretes já acontecem há pelos menos três anos aos finais de semana, mas treinos podem acontecer durante dias úteis. Também dizem que a maioria dos cavalos usados vem de cidades próximas, como São Vicente e Praia Grande.

Vídeos feitos por moradores mostram cavalos com charretes em disparada e público observando em volta.

A praia de Santa Cruz tem pequenos sítios com bois, vacas e cavalos, porém não é possível afirmar que estes animais são os usados nas corridas. Em algumas propriedades, no entanto, podem ser vistos veículos que transportam cavalos.

Em notas divulgadas nos últimos dias, a prefeitura de Itanhaém afirma que analisa “mudanças na legislação municipal para endurecer as penalidades contra práticas irregulares nas praias da cidade”.

A gestão relembra que o ingresso e permanência de animais de grande porte na faixa de areia é proibido e solicita que a população denuncie pelo telefone 153 para que a Guarda Municipal vá ao local e autue os infratores, que podem ter seus animais apreendidos.

A Prefeitura de Peruíbe informou, por nota, que “em todas as ocasiões que toma conhecimento da realização desta prática ilegal monta uma força-tarefa com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, agentes de fiscalização de trânsito, de posturas e segue para o local”.

Diz, ainda, que “instalou obstáculos com o objetivo de impedir o trânsito, além de tubos de concreto na avenida Santa Cruz com a faixa de areia”. E que “está em tratativas com Itanhaém para a realização de operações conjuntas”.

ISABELLA MENON / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.