RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Bombeiros alertam para risco de deslizamentos após chuva em SC

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Defesa Civil e os bombeiros fizeram um alerta neste sábado (18) para deslizamento de terra em Santa Catarina após fortes chuvas atingirem o estado na quinta-feira (16). O aviso vale para a Grande Florianópolis e a região do litoral norte.

Alerta de deslizamento de terra ocorre depois de um temporal atingir Santa Catarina na quinta. Os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Tijucas decretaram estado de emergência. O litoral norte e a Grande Florianópolis são as regiões mais afetadas pelas enchentes e enxurradas que atingiram o estado.

Uma pessoa morreu, 320 estão desabrigados e 995 desalojados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, são 13 municípios em situação de emergência no momento: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José

Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara, Gaspar.

Defesa Civil e bombeiros pedem que população em áreas de risco fique em alerta. De acordo com CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias, aumenta significativamente o risco de deslizamentos.

Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro. Zevir Aníbal Cipriano Júnior, tenente-coronel

Equipes dos bombeiros foram posicionadas para dar auxílio em caso de deslizamentos. Embora a expectativa seja de que o quadro não se agrave, as equipes seguem monitorando as condições climáticas e trabalhando em sintonia com a Defesa Civil para agir rapidamente, se for necessário.

Em Balneário Camboriú, Camboriú e Tijucas, no litoral norte de Santa Catarina, o acumulado do volume da chuva já ultrapassou os 180 mm -inicialmente era projetado um volume de 39 mm. De acordo com central de monitoramento do governo estadual, já choveu 70% do esperado para todo o mês na região.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS