BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Corpo de Bombeiros de Brasília controlou nesta terça-feira (1°) um foco de incêndio que atingiu uma região perto do aeroporto da capital federal. Mais de 100 brigadistas atuaram no combate ao fogo desde a manhã até o fim da tarde.
A corporação não informou, até a noite desta terça, a extensão dos danos causados. Um avião também foi usado para despejar água sobre o fogo e ajudar no enfrentamento à queimada.
A queimada começou no sábado (28) na Quadra 23 do Park Way, bairro de Brasília próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. No fim de semana, o incêndio chegou a interromper uma pista de acesso ao aeroporto –mas não chegou a causar atrasos ou cancelamentos de voos.
Nesta terça, os bombeiros foram acionados por vota das 10h para combater o fogo que se aproximava das casas nas quadras 19 e 21 do Park Way, próximo inclusive às cercas de algumas delas.
Há cerca de 15 dias, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília, conhecido também como parque da Água Mineral. Por alguns dias, a capital federal ficou coberta de fumaça.
Como mostrou a Folha, o incêndio, iniciado no último dia 15, evoluiu rapidamente e transformou-se em fogo subterrâneo. Dez dias depois, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) anunciou que como a queimada estava controlada e caminhava para a extinção.
Segundo agentes de combate às chamas do ICMBio e do corpo de bombeiros, a área queimada do parque chegou a cerca de 1.500 hectares.
Brasília enfrenta uma seca histórica, com 160 dias sem chuva. O recorde de seca na cidade foi em 1963, com 163 dias sem precipitações.
ANA POMPEU / Folhapress