SÃO PAULO, SP (FOLHAPRES) – Os bombeiros encontraram na manhã desta sexta-feira (6) o corpo de um homem que estava desaparecido desde às 17h30 desta quinta (5) ao ser levado por enxurrada durante a forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo.
O corpo foi localizado na altura da rua Tico-Tico-do-Campo, no Jardim Vista Alegre, na Brasilândia, zona norte de São Paulo.
O homem, identificado como Cosme Spanga Gomes, 50, havia sido levado pela força das águas na rua Beira Rio, altura no número 83, na mesma região.
Segundo os bombeiros, a vítima estava com um amigo e ambos foram levados pela força da enxurrada. O amigo conseguiu se salvar, mas a vítima estava apoiada em uma estrutura de madeira, que cedeu, e ele desapareceu.
Imagens mostram que ele brincava na água com o amigo. Eles se jogavam de costas na correnteza.
Seis viaturas trabalharam nas buscas que foram encerradas durante a noite e reiniciadas nesta manhã.
Durante a forte chuva, os bombeiros afirmaram que receberam 20 chamados para quedas de árvores, um para alagamento e outro para desabamento/deslizamento de terra.
A passagem de uma frente fria, que a partir desta sexta-feira (6) promete provocar muita chuva no Sul do país, deverá chegar a São Paulo no fim de semana, gerando instabilidade generalizada, principalmente no domingo (8).
Segundo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, nesta sexta-feira (6) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas no decorrer do dia.
A máxima na capital paulista, prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), deverá chegar no fim da tarde a 27°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, zona norte.
O tempo abafado e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas.
O sábado (7), diz o CGE, deve apresentar sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno de 21°C, enquanto as máximas podem superar os 32°C.
O órgão municipal, entretanto, afirma que no decorrer da noite, a aproximação de uma frente fria deve provocar chuvas na forma de pancadas. “Podem ocorrer pontos de forte intensidade com raios e rajadas moderadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores”, alerta.
No domingo (8), com pancadas de chuva durante praticamente todo o dia, a temperatura deve oscilar entre 20°C e 27°C.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress