SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A britânica Samantha Harvey venceu o Booker Prize de 2024 por seu livro “Orbital”, que será lançado no Brasil pela editora DBA.
Esse é o quinto romance da autora, que já havia concorrido na mesma premiação em 2009 com “The Wilderness”, que também não tem edição brasileira.
O vencedor do Booker conta a história de seis astronautas na Estação Especial Internacional. Durante a missão eles são tocados por questões existenciais e o leitor tem vislumbres de suas vidas na Terra a partir de fotos, talismãs e breves comunicações com suas famílias.
Ao receber o prêmio, Harvey falou sobre as “imperfeições do mundo em que vivemos”. Em “Orbital”, ela propõe um exercício de reflexão. “Ver a Terra do espaço é como uma criança que olha para um espelho e percebe, pela primeira vez, que a pessoa no espelho é ela mesma. O que fazemos à Terra fazemos a nós mesmos.”
Ela dedicou sua vitória “a todas as pessoas que falam em prol, e não contra, a Terra e a dignidade de outros humanos”.
Harvey era uma das cinco mulheres, entre os seis autores, concorrendo ao prêmio, uma proporção de gêneros nunca antes vista no Booker. Com o reconhecimento, a autora ganhou £ 50 mil (cerca de R$ 362 mil).
O escritor e ceramista britânico Edmund de Waal foi um dos jurados desta edição do prêmio e o responsável pelo anúncio da vencedora. Antes de chamar Harvey, ele elogiou a escrita do livro vencedor por reconhecer que a linguagem é “instável, não confiável, teimosa e cadenciada” como um reflexo da vida.
Redação / Folhapress