RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Brasil cai em ranking das maiores economias por causa do dólar alto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil passou da 9ª para a 10ª posição entre as maiores economias mundiais, considerando o valor do PIB (Produto Interno Bruto) em dólares, segundo ranking do FMI (Fundo Monetário Internacional) para 2024.

Nesse tipo de comparação, os Estados Unidos aparecem como a maior economia do planeta, seguidos pela China e pela Alemanha.

O Brasil perde a posição do ano passado para o Canadá devido à desvalorização do real em relação ao dólar norte-americano. Quando o dólar se valoriza na moeda local (como o real, no caso do Brasil), o PIB em dólares cai, e vice-versa.

O dólar disparou mais uma vez na segunda-feira (2) e atingiu a cotação de R$ 6,066, novo recorde nominal para a moeda norte-americana.

Por outro critério, considerando a paridade do poder de compra, o país continua na 7ª posição no ranking também calculado pelo FMI.

Nesse tipo de comparação, que reflete as diferenças no custo de vida em diferentes locais, a maior economia é a China, seguida por Estados Unidos e Índia.

A paridade considera o valor de uma cesta de produtos em cada país. Algo semelhante é utilizado no caso do índice Big Mac, divulgado pela revista “The Economist”, que mensura o preço do sanduíche em diversos países.

Nesta terça-feira (3), o IBGE revisou o crescimento do PIB do Brasil em 2023 de 2,9% para 3%. Também informou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre, acima das projeções coletadas pela agência Bloomberg, o que representa uma expansão acumulada de 3,1% em 12 meses.

Projeções de economistas apontam uma expansão acima de 3,2% neste ano, podendo se aproximar de 3,5%.

Um levantamento que inclui o Brasil e os países da OCDE que já divulgaram seus dados mostra o Brasil na sexta posição, à frente da China e dos Estados Unidos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS