Brasil do tetra foi comparado ao Bulls de Jordan por jornal americano local

LOS GATOS, EUA (UOL/FOLHAPRESS) – O principal jornal da pequena cidade de Los Gatos não escondeu o orgulho da cidade em hospedar o Brasil na campanha na Copa do Mundo de 1994. A visita brasileira virou um negócio lucrativo e a festa dos torcedores pelas ruas até nesta terça-feira (16) vive no imaginário da população, mesmo 30m anos após a conquista.

A seleção brasileira foi comparada aos maiores times da história dos esportes americanos. Se até nesta terça-feira (16) o futebol não é tão popular nos Estados Unidos, na época era menos ainda. E para explicar o que o Brasil representa no futebol, os jornais locais usaram três dos maiores times da história como comparações: o Chicago Bulls de Michael Jordan, o Green Bay Packers de Vince Lombardi e o San Francisco 49ers da década de 90.

Apesar da felicidade e do sucesso da estadia na seleção em Los Gatos, os moradores da cidade atribuem totalmente à sorte terem se tornado casa do Brasil. Acontece que a Fifa contratou Laurie Calloway, um ex-jogador do San José Earthquakes, para cuidar da logística na região e, por acaso, ele morava em Los Gatos.

Calloway apresentou todas as opções que foram homologadas com a Fifa na região, mas a comissão técnica de Carlos Alberto Parreira não aprovou nenhuma. O então técnico da seleção queria um local completamente reservado e afastado do agito de San Francisco e San José.

Nenhum lugar parecia ser o certo. Então, mesmo sabendo que não estava na lista oficial, eu sugeri que talvez valesse dar uma olhada em Los Gatos, que ficaria a 15 minutos do campo de treino e a 25 minutos do estádio do jogo. Olhamos os primeiros lugares sem sucesso, então eu me lembrei de ter ido a um ou dois casamentos no Villa Felice e sugeri que fossemos até lá. Eles olharam e era exatamente o que estavam buscando Laurie Calloway, em entrevista ao Los Gatos Weekly-Times

O Brasil foi recebido na cidade com uma banda marcial. A prefeitura da cidade organizou a festa de recepção com a banda marcial e as cheerleaders do colégio local.

Junto com a seleção, milhares de torcedores chegaram à cidade e o povo de Los Gatos viu uma oportunidade. Diversos itens começaram a ser produzidos pelo comércio local e foram um absoluto sucesso de vendas, sobretudo camisetas alusivas ao Brasil, mas também cartazes, copos personalizados, entre outros.

As vitórias da seleção era comemoradas ao estilo brasileiro com muita festa pelas ruas de Los Gatos. O ‘Los Gatos Weekly-Times’ estampou em sua manchete: “Uma noite para se recordar: quando 20 mil torcedores dançaram pelas ruas de Los Gatos”.

A festa foi tamanha que os brasileiros ignoraram a lei que proíbe bebidas alcoólicas pelas ruas e a rigorosa polícia americana fez vista grossa. Os relatos são de que alguns policiais paravam alguns brasileiros pedindo para que esvaziassem os copos ou garrafas, mas que a maioria bebeu livremente durante as celebrações.

EDER TRASKINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS