RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Brasil registra aumento de síndrome respiratória grave em quase todas as regiões, diz Fiocruz

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Boletim InfoGripe da Fiocruz desta quinta-feira (10) alerta para o crescimento de casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave), especialmente entre crianças de até dois anos e associado ao VSR (vírus sincicial respiratório), em praticamente todas as regiões do país.

A análise também sinaliza para os primeiros indícios de crescimento de Srag por influenza, especialmente no Mato Grosso do Sul.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de Srag foi de 50,4% para VSR, 31,4% para rinovírus, 10,3% para influenza A, 9,2% para Covid-19 e 1,6% para influenza B. Dentre os óbitos, Covid-19 teve a maior prevalência.

Segundo a análise, Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe apresentam nível de alerta, risco ou alto risco nas duas últimas semanas para a incidência de Srag.

O aumento da síndrome entre crianças de até dois anos está associado ao VSR, com níveis de incidência de moderado a muito alto todas as regiões do país.

Já entre crianças e adolescentes de dois a 14 anos, o crescimento de Srag está relacionado ao riovírus em estados como Distrito Federal, Minas Gerais, Roraima e Sergipe.

O Mato Grosso do Sul registrou início de aumento de casos da síndrome entre jovens, adultos e idosos, associado, especialmente, ao vírus da influenza A.

Em nível nacional, o cenário sugere tendência de aumento a curto e longo prazo, ou seja, das últimas três e seis semanas.

Neste ano, 12.527 casos de Srag foram confirmados no Brasil. Entre os positivos, 29,6% de VSR, 29,6% de Covid-19, 29,6% de rinovírus, 7% de influenza A e 2% de influenza B.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.