SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gaúcha Nicole Silveira fez história ao conquistar, neste sábado (16), o bronze na etapa da Copa do Mundo de skeleton em Pyeongchang, na Coreia do Sul. O pódio é o primeiro para o Brasil em Copas do Mundo de esportes de inverno.
A atleta teve uma recuperação larga entre as duas descidas no trenó. Na primeira, levou 54s56 para percorrer a pista de 1659 metros (com um desnível de 80 m) e terminou parcialmente como a 13ª colocada, entre 38 competidoras.
O tempo da segunda descida foi bem melhor, de 53s98. Foi o suficiente para, na somatória dos cronômetros (1min48s54), levá-la à terceira posição. Nicole contou também com as condições do gelo a seu favor, que pioraram muito após sua segunda tentativa e contribuíram para que suas adversárias caíssem na classificação geral.
A britânica Amelia Coltman ficou com o ouro e a austríaca Janine Flock levou a prata.
O resultado já é a melhor marca pessoal da brasileira, que antes detinha um sétimo lugar pela etapa de Innsbruck, na Áustria, em 2023. Ela também esteve nos Jogos de Inverno de Pequim-2022, em que terminou na 13ª posição.
Natural da cidade de Rio Grande (RS), Nicole mudou-se aos sete anos para o Canadá, onde vive desde então. Jogou futebol e rúgbi e participou de algumas apresentações de fisiculturismo antes de conhecer o skeleton, em 2017. Além das descidas no gelo, a atleta olímpica atua como enfermeira na cidade de Calgary, a sudoeste canadense.
Redação / Folhapress