SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Eliane Martins sofreu com problema físico na final do salto em distância no Pan 2023, mas a cãibra não tirou-lhe a medalha de prata.
A brasileira sofreu cãibra durante seu quarto salto na decisão. A contração foi aparente, sendo possível notar músculo na panturrilha direita fora do lugar.
Eliane tinha o segundo melhor salto da prova àquela altura, com 6,49m. A atleta de 37 anos estava atrás somente da colombiana Natalia Linares.
A cãibra forçou a brasileira a se retirar da prova e não tentar os últimos dois saltos. No entanto, Eliane afirmou que se arriscaria caso sua medalha estivesse ameaçada.
“Me recusei a sair da prova, porque a gente treina muito para uma cãibra te tirar da competição. A gente treina quatro anos para em dois minutos sair da prova? Não. Mesmo com dor eu fiquei na prova, administrando a prova. Se tivesse que saltar, iria saltar. Brasil é raça, eu iria na raça. 37 anos, meu terceiro Pan, meu objetivo foi concluído, que era uma medalha”, disse Eliane Martins.
A prata em Santiago é a primeira medalha pan-americana da carreira de Eliane. A atleta representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, onde também sofreu com cãibras e terminou na 10ª posição.
Redação / Folhapress