SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O brasileiro Matheus Pessanha protagonizou, na noite deste domingo (4), uma façanha no mundial sub-20 de levantamento de peso.
O jovem de 19 anos conquistou dois títulos na competição, que é disputada em Lima, no Peru.
Ele foi campeão no arremesso, com 220 kg, e na categoria total, com 395 kg. Ele ainda levou a prata no arranco ao levantar 175 kg.
O desempenho de Pessanha no arremesso garantiu um recorde mundial. Ele começou com 205 kg, a carga inicial mais alta da disputa, e não teve dificuldade. Depois, conseguiu engatar 212 kg e se manteve na liderança após falha do iraniano Abolfazl Zare nos 215 kg. No final, ele ainda atingiu os 220 kg e fez a alegria dos torcedores.
“Eu queria bastante e treinei muito para isso. Tinha em mente bater o recorde, era o meu maior objetivo da competição. Eu sabia que o arranco ia ser um pouco mais disputado, mas o arremesso estava bom para bater o recorde — tanto é que, durante a disputa, eu estava pensando mais no recorde do que na medalha. Estou muito feliz pelo recorde, mas também pelo primeiro lugar”, disse Matheus ao site da CBLP.
A atuação do brasileiro coroa uma semana mágica para o país no levantamento de peso. Na quarta, Isanelly Cristina, de apenas 14 anos e 40 kg, faturou o campeonato mundial sub-17 na categoria até 40 kg feminina. Ela também bateu o recorde mundial do arremesso ao levantar 77 kg.
BRUNO MADRID / Folhapress
