RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Brasileiros’ da África, rivais do Flu são mal vistos por poder extra-campo

MIAMI, None (UOL/FOLHAPRESS) – Sul-americanos à parte, o Mamelodi Sundowns é uma sensação do Super Mundial de Clubes da Fifa. O time da África do Sul ganhou uma partida (contra o Ulsan) e deu uma trabalheira para o Borussia Dortmund, caindo por 4 a 3. Será o rival do Fluminense em disputa direta por vaga nas oitavas de final do Mundial, nesta quarta, em Miami. O Flu só precisa de um empate, mas os africanos passam se vencerem.

Por causa do uniforme, que imita o da seleção brasileira, os Sundowns são chamados de “The Brazilians” na África do Sul. Mas não por isso tem qualquer simpatia dentro do país. Os mais populares são o Orlando Pirates e o Kaizer Chiefs, de Joanesburgo, enquanto os Sundowns, da capital, Pretória, são considerados um sucesso “artificial”.

Em 2004, o clube foi comprado pelo bilionário Patrice Motsepe, dono de uma das maiores mineradoras do continente. Com fortuna estimada em quase US$ 3 bilhões, ele entrou no ranking da Forbes como terceiro homem mais rico da África do Sul e nono de toda a África. Desde então, o Mamelodi passou por modernização, ampliação de infraestrutura e tudo isso acabou nos atuais oito títulos consecutivos no país.

Motsepe é parceiro de Gianni Infantino, presidente da Fifa, que não mediu esforços para que o magnata virasse também presidente da Confederação Africana de Futebol, o que ocorreu em 2021. Para “resolver” o óbvio conflito de interesses, Patrice colocou o filho, Tlhopie, para ser o CEO do Mamelodi Sundowns.

Por tudo isso, os Sundowns despertam torcida contra dentro do próprio país. Os detratores consideram que o clube é beneficiado por arbitragens e decisões extra-campo.

O técnico é o português Miguel Cardoso e o destaque é um brasileiro: Lucas Ribeiro, meio-campista que foi direto do Maranhãp para a Europa, antes de chegar à África. Outro brasileiro no elenco com minutagem é Arthur Salles, atacante revelado pelo Vasco e que jogou pelo Bahia.

JULIO GOMES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.