SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Brent G. Sikkema, dono da galeria de arte Sikkema Jenkins & Co., em Nova York, foi encontrado morto em apartamento no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (15). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a polícia, Sikkema, que tinha 75 anos, foi vítima de facada. O corpo do galerista foi levado para o IML do centro da capital fluminense. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada para investigar a causa da morte. Os agentes ainda vão ouvir testemunhas para esclarecer o caso.
Um dos trabalhos mais célebres de Sikkema, a famosa Sikkema Jenkins & Co. foi fundada por ele em 1991. O local exibe obras de artistas como Jeffrey Gibson, Yashua Klos, Jorge Queiroz e do brasileiro Vik Muniz.
Estão expostas por lá escultura, pinturas, instalações e fotografias. Além de artistas famosos, Sikkema também aposta em nomes em ascensão.
Sua primeira galeria surgiu anos antes, em 1976, na cidade de Boston, em Massachusetts. A carreira dele dentro de galerias começou em 1971, quando ele foi diretor de exposições no Visual Studies Workshop em Rochester, em Nova York.
Sikkema visitava com frequência o Brasil. Ele deixa seu marido e um filho.
Redação / Folhapress