RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Bruno Gagliasso vai produzir cinebiografia de Chico Mendes com Jorge Paz

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ativista Chico Mendes (1944 – 1988), um dos principais símbolos da luta pela Amazônia, vai ganhar uma cinebiografia dirigida por Sérgio Machado e Sérgio de Carvalho e produzida por Joana Henning, do estúdio Escarlate.

O ator Jorge Paz no papel do ativista, cuja morte completa 35 anos nesta sexta-feira (22). O ator, que protagonizou “O Sequestro do Voo 375” assina também como produtor associado ao lado de Bruno Gagliasso.

“Estou apaixonado por este projeto. Além de dialogar diretamente com a causa ambiental global, pela qual tenho trabalhado em diversas ações, é uma história que merece ser recontada e eternizada para as novas gerações pela sua importância histórica e para que a gente não esqueça das tragédias que não podem continuar a se repetir na Amazônia”, disse Gagliasso em uma nota à imprensa.

Chico Mendes foi o principal líder dos seringueiros nas décadas de 70 e 80 e tornou-se referência da luta contra o desmatamento da Amazônia. Em 22 de dezembro de 1988, na semana seguinte à do seu aniversário de 44 anos, foi assassinado com um tiro em Xapuri, no Acre.

O fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves Ferreira foram identificados como responsáveis pelo crime e presos. Tentaram fugir da prisão em 1993, mas foram recapturados pela Polícia Federal. Em 1999, Darly foi liberado para cumprir o resto de sua pena em prisão domiciliar, alegando problemas de saúde. No mesmo ano, Darci foi liberado para o regime semi-aberto.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.