SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O banco digital C6 anunciou, nesta quinta-feira (28), um novo assistente de inteligência artificial, com o objetivo de tornar o aplicativo mais intuitivo. A partir de 2 de dezembro, será possível fazer Pix e pagamento via comandos no chat integrado ao app da empresa.
A ferramenta é similar à possibilidade de fazer Pix por meio do WhatsApp anunciada pelo Itaú no último dia 22, mas será mantida no app do C6 por questões de segurança.
“O cliente estará autenticado pela biometria facial do C6 e protegido pela plataforma de segurança do banco”, afirmou o diretor de segurança da informação do banco, José Luiz Santana.
O chamado C6 Assistant estará disponível na barra de buscas e em uma janela própria, com destaque na página inicial do app C6 Bank.
O banco diz que não haverá cobranças pelo assistente de IA, mas reconhece os custos com serviços de nuvem. “Os precos do ChatGPT corporativo, por exemplo, abaixaram a um vigésimo do que já foram, a expectativa é de que isso seja um custo marginal”, disse o diretor de inovação e experiência do cliente da empresa, Gustavo Torres.
Embora o C6 Assistant se limite aos pagamentos em um primeiro momento, a empresa pretende expandir o serviço para incluir análises de padrão de consumo, a fim de dar dicas, por exemplo, para reduzir gastos excessivos.
As demais funcionalidades devem ser lançadas no primeiro trimestre do ano que vem e já estão em testes pelos funcionários do C6.
Segundo o banco, o serviço de atendimento humano, mantido via chat, segue funcionando por enquanto. “O atendimento humano serve para tirar dúvidas e resolver problemas do cliente, o C6 Assistant, nesse primeiro momento, é puramente transacional”, afirmou Torres.
Os modelos de inteligência artificial ficam aterrados junto à plataforma do banco para evitar alucinações (comportamento recorrente da tecnologia de mentir). Além disso, uma IA executa o comando, enquanto outra faz moderação de resultados, diminuindo as chances de erro, segundo Santana.
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VEJA COMO USAR
1) Tire print da tela e envie
Se a tela do celular mostrar dados de pagamento, como chave Pix, valores ou código de barras, o cliente pode tirar um print, tocar no ícone de compartilhar e encaminhar para o app do C6 Bank. A IA processa a imagem e encaminha o usuário à ferramenta de pagamento.
2) Encaminhe arquivos ou imagens
Também é possível encaminhar arquivos e imagens de boletos. Para isso, a pessoa precisa usar a função de compartilhar no email, no WhatsApp ou no app em uso e redirecionar o arquivo para o C6 Bank.
3) Envie instruções de pagamento em texto
É possível, por exemplo, encaminhar uma mensagem de cobrança para a IA do C6. O assistente processa as informações do texto e leva o usuário para a tela de pagamento com os dados já preenchidos.
4) Faça o upload de arquivos ou envie fotos
Também é possível carregar arquivos ou abrir a câmera para enviar fotos, diretamente no app do C6, para iniciar pagamentos. A experiência é similar ao WhatsApp.
6) Digite no chat
No chat do C6 Assistant, o usuário ainda pode escrever comandos. Se o objetivo for, por exemplo, fazer um Pix de R$ 100 para algum de seus contatos salvos no app, por exemplo, basta digitar “Pix de 100 para fulano”.
Redação / Folhapress