Calor deve continuar em São Paulo até o início do inverno

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na tarde do próximo dia 21, o outono chegará ao fim e o inverno começará. No entanto, as altas temperaturas que estão sobre o país continuarão pelo menos até o dia 22 em São Paulo, quando uma frente fria deve mudar o cenário climatológico.

Esse calor fora de época é provocado por uma forte massa de ar seco que está sobre grande parte do país, pegando toda a região Centro-Oeste, sul de Minas Gerais e noroeste do estado de São Paulo. No entanto, a região Sul e as demais localidades do Sudeste também sofrem a influência da massa de ar, diminuindo a nebulosidade, aumentando a temperatura média e deixando o tempo seco.

“Este ar seco está associado à atuação de um grande sistema de alta pressão atmosférica que causa forte subsidência do ar. Esta subsidência é um movimento natural de cima para baixo que ocorre quando se tem a presença de um sistema de alta pressão atmosférica”, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.

De acordo com as estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, na tarde desta terça-feira (11) os termômetros chegaram aos 28°C na capital, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 35%. Os dados do CGE mostram ainda que junho registrou apenas 0,3 mm de chuva até o momento, o que corresponde a 0,6% dos 49,5 mm esperados para o mês.

Esse panorama seguirá pelos próximos dias, com grande amplitude térmica. Enquanto as mínimas durante as madrugadas ficarão na casa dos 14°C, as máximas durante as tardes chegarão a 28°C ou 29°C.

A partir de domingo (16), as madrugadas também ficarão mais quentes, com os termômetros marcando entre 17°C e 18°C, aumentando a sensação de calor na região metropolitana de São Paulo.

“O veranico é um termo que se usa para designar um período quente nos meses que normalmente teriam temperaturas baixas. São necessários pelo menos quatro dias com temperaturas de 3°C a 5°C acima da média normal para a época”, afirma Pegorin. “O veranico surge porque esta grande e forte massa de ar seco bloqueia a passagem das frentes frias e do ar polar que vem com elas. É passagem do ar polar pelo interior do Brasil que faz a temperatura baixar.”

No domingo, dia 23, porém, uma frente fria com massa de ar polar deve passar pelo litoral paulista, o que mudará completamente o clima no estado. No dia anterior, as temperaturas ficarão entre 20°C e 29°C, mas despencarão para 13°C a 21°C no domingo, com tempo fechado e possibilidade de garoa.

“As análises mais recentes da Climatempo mostram que esta alta pressão vai continuar forte sobre o país pelo menos até 20 de junho. Até lá, São Paulo segue com temperatura acima do normal. Há possibilidade da passagem de uma frente fria pela costa paulista após o dia 22 de junho, que provavelmente vai causar brusca queda da temperatura. Porém, o frio não persiste por muitos dias”, destaca a meteorologista.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS