RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de São Paulo aprova mudança de nome da GCM para Polícia Municipal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Câmara Municipal aprovou, na noite desta quinta-feira (13), a mudança de nome da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para Polícia Municipal. O texto segue agora para promulgação.

O PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) 8/2017, que altera a nomenclatura da corporação, foi aprovado por 42 votos. Como se trata de alteração na Lei Orgânica, eram necessários 37 votos.

A corporação da GCM reúne um efetivo de 7.039 agentes, sendo 5.318 homens e 1.721 mulheres. E também possui 610 viaturas e 225 motos.

O projeto que prevê a troca de nome já havia sido aprovado em primeiro turno em 2019, mas a base do governo estava com dificuldades para aprová-lo em segundo turno.

O assunto virou pauta no STF após a Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo recorrer de uma decisão do Tribunal de Justiça que impedia a GCM de atuar com poder de polícia.

Segundo mostrou o Painel, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) prepara um projeto de lei para regulamentar as novas diretrizes da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

A medida deverá ampliar os poderes do efetivo, sobretudo para fazer patrulhamento em áreas privadas. Também está sob estudo a possibilidade de a Guarda realizar prisões em flagrante.

O texto deverá ser enviado à Câmara Municipal depois que Nunes sancionar a mudança de nome da GCM para Polícia Municipal.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS